Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

Grande injustiça e falta de respeito

Maioria dos índios brasileiros
não tem qualquer tipo de renda

Taxa dos que não recebem qualquer rendimento atinge 52,9%, diz IBGE
Do R7

A maioria dos índios brasileiros não recebia qualquer tipo de renda, de acordo com dados apurados em 2010 pelo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgados nesta sexta-feira (10).

De acordo com o levantamento, 52,9% dos indígenas não contavam com qualquer rendimento. A proporção é ainda maior nas áreas rurais, onde a participação dos que não recebiam salário salta para 65,7%.

Na categoria "sem rendimento", as diferenças entre índios (51,9%) e brancos (30,7%) são maiores do que entre as mulheres (53,9% contra 43,0%).


O Censo mostra ainda que, em 2010, 83,0% dos indígenas de 10 anos ou mais de idade recebiam até um salário mínimo (R$ 510, na ocasião) ou não tinham rendimentos, percentual concentrado na região Norte (92,6%, sendo 66,9% sem rendimento).

Já o Sudeste apresentou a menor proporção, tanto de pessoas que recebiam até um salário mínimo (25,9%) quanto das sem rendimentos (34,7%).

Em todo o País, 1,5% da população indígena acima de 10 anos de idade ganhava mais de cinco salários mínimos (R$ 2.550). Esse percentual cai para 0,2% nas terras indígenas, onde 65,8% dos indígenas não tinham rendimentos.

Já entre os indígenas residentes fora das terras, a proporção caiu para 39,5%.A atividade da população indígena é concentrada na agricultura de subsistência e “os rendimentos monetários nem sempre são a melhor forma de aferir remuneração”, afirma o IBGE.

O instituto explica que muitos fatores dificultam a coleta de informações sobre o rendimento dos trabalhadores indígenas, já que muitos trabalhos são realizados coletivamente e as atividades laborais e de lazer se misturam.

Os especialistas apontam ainda como “obstáculo” para traçar o retrato econômico do índio brasileiro a relação deste povo com a terra, pois não a tratam como propriedade privada.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

Curta e compartilhe

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato