Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

domingo

UM OLHAR SOBRE O NATAL (1)

Prof. Orvandil Moreira Barbosa*

Fui convidado, no mês de novembro, neste ano, a lecionar num curso de curta duração, de 57 horas aulas, intitulado “Qualidade no Atendimento ao Público e Desenvolvimento Pessoal”. Nas primeiras aulas havia um determinado número de alunas. No percurso algumas evadiram-se. Busquei as razões que explicassem o desaparecimento da sala de aula de alunas que conquistaram meu carinho e dedicação. Colegas, suas amigas, me informaram que elas foram aprovadas em seleções para empregos. Disseram que as amigas estavam felizes, pois procuravam trabalho há algum tempo. Ouvi as explicações e pus-me a refletir no que significaria o natal para elas e para mim.

Há uma corrente de pensamento que critica esse período natalino, considerando-o essencialmente comercial e consumista. Tem razão quem pensa assim. Realmente reduzir o significado do natal a isso é perder o núcleo mais profundo que o define. Cristãos sinceros dizem que o natal virou carnaval, cuja comemoração esquece o aniversariante e do homenageado, Jesus.

Porém, há outra força que centro fuga essa quadra de natal e de fim de ano. E essa interessa ao nosso blog. É um gigantesco movimento cultural e social que, como a pressão de tsunami, não necessariamente negativa, pressiona a todos, inexoravelmente. O natal tem conteúdo econômico de enormes conseqüências sociais. Gira a roda da economia. Muitas indústrias e seguimentos comerciais produzem e empregam mais do que em todo o ano. No ano passado, em plena crise do capitalismo internacional, o Presidente da República apelou ao povo brasileiro que não deixasse de comprar, pois muitos trabalhadores dependiam do consumo para se manter em seus empregos. Tudo indica que o natal de 2008 ajudou a salvar o Brasil de uma catástrofe econômico-social. Portanto, parece-me inegável que essa quadra anual tem enorme significado sócio-cultural-econômico. Parece que sua importância meramente religiosa se reduz a poucas pessoas.

Pois é, quando vi que três de minhas alunas eram trabalhadoras, que uma delas era uma graduada em engenharia da água, que as outras duas eram pobres, negras e desempregadas, buscando empregos há anos, passando por humilhações, exercendo funções-bicos e que conseguiram trabalho agora, graças às compras de natal, compreendi que homenagear Jesus é, também, entender o natal como evento e fenômeno social, de graves conseqüências humanas. Há um contingente imensurável de pessoas que passará o natal na miséria ou receberá esmolas de grupos, pessoas e instituições que aguardam esse momento para aliviar suas consciências alienadas da culpa de nada fazerem na luta por transformações. Para uns, o natal serve como alívio das culpas, para outros, como espera da oportunidade de receber alguma esmola mínima. Mas, para milhões de irmãos/ãs brasileiros/os, essa época do ano é oportunidade de cura humana e dignidade social.

Quando soube que minhas alunas conseguiram trabalho e, provavelmente, de modo definitivo, agradeci a Deus pelo nascimento de Jesus e nesse natal louvarei a vinda libertadora do Salvador ....Oro e luto até enquanto viver no sentido da construção de sociedade mais justa, onde não haja mais irmãos, filhos, pais, mães e trabalhadores a aguardar datas especiais para conseguir empregos; uma sociedade justa marcada pelo desenvolvimento onde todos trabalhem e sejam felizes.
*Dom Orvandil: Bispo Cabano, Farrapo, Quilombola e Republicano

2 comentários:

  1. Não sei um dia conheci ao Senhor, mas seua mensagem tocou realmente meu coração, obrigada, a vida é isto, o natal, nos sorprende com as pequenas coisas que as veces deixamos de lado, o milagre da sensibilidade, da humanidade, de perceber estes jovos nacimentos que traz esperança, não só para gente , mas para nossos proximos, isto é natal... adorei muito sua partilha e oro para que aconteçam muitos natais na humanidade que clama justiça e oportunidade.
    um beijo de flor, X`gaby Montero Dominicana de Monteils, missiono em zona indígena no Tocantis e sou mexicana.
    Feliz Natal!!!
    xgabmv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Dom Orvandil, que belo artigo sobre o natal, a dismistificação do natal onde as pessoas se abraçam, falam de coisas e fazem gestos que passaram o ano todo sem fazer. Parabéns pela observação das mãos das crianças e pela organização da mesa, onde todos participaram se tornando verdadeiras familias, isso é comunhão, não meras palavras que se diz no final de dezembro repetindo todos os anos, sem olhar nos olhos uns dos outros. O verdadeiro natal esta no olhar das mãos das crianças, no ir e vir de cada membro da familia, isso é NATAL. UM FELIZ NATAL PRA VOCÊ E ESSE FELIZ ESTA NA MÃO DE CADA CRIANçA QUE OBSERVA, NA VALORIZAçÃO DE CADA MULHER E NO OLHAR TERNO PARA CADA MORADOR DE RUA E PARA TODOS OS QUE FAZEM PARTE DA MENORIA E QUE SÃO MAIORIA DURANTE 365 DIAS POR ANO. OBRIGADA!SUA ADIMIRADORA...

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato