Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quinta-feira

RESPOSTA A DOM VITÓRIO PAVANELLO

Campo Grande - MS - 31/07/2007.

1. Tomei conhecimento, muito surpreso e estupefato, da comunicação oficial aos católicos romanos da Arquidiocese de Campo Grande, publicada no dia 25 de julho, pela imprensa local e da nota lida pelos padres em todas as paróquias da capital, sinal forte e sinal de imposição do arcebispo.

2. De acordo com o temperamento e estilo do Arcebispo, o texto exala agressividade típica de quem se julga dono absoluto da verdade. Estribado nessa arrogância, Dom Vitório condena a instalação da Igreja Católica Carismática, em Campo Grande e assim vilipendia ética e acremente  a pessoa de seu novo bispo,  responsável pela mesma nesta cidade, no Centro Oeste e no Sul. Se fosse na Idade Média o enviaria para a fogueira da Santa Inquisição.

3. A esse quadro de peleja queremos opor uma reflexão serena e benevolente.

3.1. Antes de mais nada, seja destacado que a Igreja Católica Romana, não é, tal como assegura Dom Vitório, “a verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Para isso ela ainda necessita de muita purificação.

3.2. Por quê não é a única verdadeira? Antes do mais porque ela se distanciou bastante do projeto original de Jesus que afirma: “O meu reino não é deste mundo”(Jo 18,36).

3.3. De fato, a Igreja Católica Romana de hoje é produto de uma defecção histórica. Ela assimilou e reproduz, em sua estrutura organizacional, a monarquia medieval. Ela fez do papa um príncipe mundano. Ele é o rei do Estado do Vaticano. Possui representação diplomática no mundo todo. Por sua vez, o Bispo é um barão que desfruta de um feudo ou diocese, sendo os sacerdotes seus vassalos.

3.4. Pois bem, onde fica o projeto original de Jesus Cristo que nasceu, viveu e morreu na pobreza, dizendo que era rei mas não deste mundo e por isso não revestido dessa pompa da monarquia? Eis porque a Igreja não pode conflitar com a original.

3.5. Apenas, de leve, passo a demonstrar outra dimensão da atual Igreja Católica Romana que fere frontalmente o projeto original de Cristo que fez da “Unidade interna” a característica essencial de sua Igreja. A atual Igreja Romana é composta de grupos ou instituições autônomas. Assim os Salesianos, os Franciscanos, os Capuchinhos, os Redentoristas etc. Tais organizações, que a integram, gozam do privilégio de serem independentes financeiramente. O patrimônio dos Salesianos nada tem a ver com o dos Franciscanos. Assim, grupo rico convive ao lado do grupo pobre, sem ajudá-lo. Isso resulta, historicamente, da Idade Média, quando os feudos eram independentes dentro do mesmo conjunto político.

3.6. Ora, que “unidade” é essa? Pelo visto, falar que a Igreja Católica Romana é “verdadeira” equivale a um prurido verbal. Só quem ignora a história eclesiástica afirma o que Dom Vitório ensina.

4. Não admira então que dentro da Igreja Católica Romana surgem pessoas lúcidas que discordam, com fundamento, dessa insolente agressividade de Dom Vitório, que condena quem discorda das corrupções estruturais infiltradas na Igreja Católica Romana.

5. Ao invés, a Igreja Católica Carismática busca retorno ao projeto original de Jesus Cristo, que era marcado pela unidade interna e pela anti-monarquia mundana, opressora, desumana e injusta.



6.Eis quanto, no momento, julgamos oportuno esclarecer. Quando os fatos e manifestações exigirem voltaremos a novas reflexões.

+ Dom Orvandil Moreira Barbosa
Bispo Diocesano da ICC do Centro Oeste e do Sul.

6 comentários:

  1. Prezado amigo, Dom Orvandil
    Saúde e Luz

    O presente debate entre a ICC e a Igreja C. Romana é visto do ponto de vista de outros arraiais como um debate que já vem tarde... É por demais original! Posso garantir-lhe que muita gente no contexto macro eclesial compartilha com suas posições em relação ao projeto falido da Ig.Romana. Resta-nos o desafio de manter uma ecumenicidade com o direito a dizer o que é preciso! Oro por ti e por Dom Vitório...Afim de que esse debate termine como o de Paulo e Barnabé!



    Rev. Loiola
    Igreja Metodista em Taguatinga-DF

    ResponderExcluir
  2. A repercussão da sagração e ordenação em Belem foi a melhor possivel. Hoje todos os belenses sabem da existencia da Igreja. As vocações aumentarão com certeza em razão da divulgação na TV e jornal .

    Sempre tivemos boas relações com a Arquidiocese de Belem e pretendemos manter este clima de amizade .

    Um programa na TV canal RBA, programa BARRA PESADA será acertado com a presença de padres romanos no ministério, padres romanos casados e padres carismaticos

    Ir Alberto

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria

    Visto que o senhor pertence a cismática ICC, não poderíamos esperar outra coisa em seus comentários, infelizmente eu me dispus a ler as besteiras que estão escritas nesse site.

    Rezo para que heresias como as suas não se espalhem como praga pelo mundo, e que a mascara de "católicos" que vemos muito em igrejas pseudo-católicas caia de uma vez, pelos menos os protestantes são mais sinceros em se dizer NÃO-CATÓLICOS, ao passo que as Igrejas Vetero-Católicas, e Nacionais insistem em tentar enganar os fiéis Católicos desavisados.

    Que Deus lhe mostre o caminho da verdade e lhe tire da apostasia.

    Pax et bonum

    ResponderExcluir
  4. FICC Falsa igreja católica carismática.
    Aplausos para a atiude do bispo em alertar os fiéis, para que não sejam enganados por mais esta seita. Assim como um câncer deve ser extirpado, vcs pela graça de Deus não fazem parte da Igreja Católica Romana, a Igreja de Cristo.

    ResponderExcluir
  5. SENHOR A UM EQUIVICO DE VOSSA PARTE A CENTRAR A IGREJA CATÓLICA ROMANA APENAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO AS PALAVRAS DO SERVO DO SENHOR DOM VITORIO, SEM O CONHECIMENTO HISTÓRICO DE QUE A SANTA E "PECADORA" (POR SER COMPOSTA DE HOMENS) IGREJA CATÓLICA APOSTOLICA ROMANA FOI INSTITUÍDO POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NA PESSOA DE PEDRO E NOS A MANTEMOS SOB A LUZ DO ESPIRITO SANTO ATÉ OS NOSSOS DIAS E SABEMOS QUE ELA, IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, POR SER INSTITUIDA POR JESUS CRISTO NÃO TERÁ FIM!!!
    PAZ E BEM!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Sr. Bispo. É normal que pessoas da Igreja finjam não enxergar a distância entre esta Igreja e a de Cristo... Não ligue!Siga em frente sua caminhada

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato