Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Lugo anuncia "Paraguai implacável com ladrões do povo"



15 DE AGOSTO DE 2008 - 17h09
Fernando Lugo Méndez assumiua presidência do Paraguai nesta sexta-feira (15), para um mandato de cinco anos, trajando um traje simples e com um discurso direto: "Hoje começa a história de um Paraguai em que as autoridades serão implacáveis com os ladrões do povo". Com a posse, o Paraguai passa a integrar a maioria política progressista que se fortalece na América Latina.


O presidente na posse, de faixa e sem gravata
O novo presidente, um bispo católico que ouviu o chamado da política e foi correspondido por uma população ávida por mudanças, anunciou no discurso de posse o fim "de um Paraguai exclusivista, segregacionista, de um Paraguai com fama de corrupção". Proclamou ainda que que "os paraguaios são os primeiros proprietários do futuro dos seus recursos naturais", em uma alusão à partilha, com o Brasil, dos recursos gerados pela hidrelétrica binacional de Ipaipu.
"Sandálias do bispo" entraram na moda
Ao mesmo tempo, Lugo afirmou que crê "fervorosamente na integração" regional sul-americana. Agregou que o Paraguai quer "um desenvolvimento compartilhado com os seus irmãos da Argentina e do Brasil".
O novo governo de centro-esquerda compreende uma grande variedade de setores político-ideológicos, com o desafio de solucionar os problemas acumulados em 60 anos de supremacia do Partido Colorado. Na eleição, Lugo venceu por mais de dez pontos de vantagem a candidata colorada, Blanca Avelar. O também colorado Nicanor Duarte, que antecedeu Lugo na presidência, entregou o cargo pela manhã, ao Congresso, para não fazê-lo diretamente a Lugo.
Lugo tomou posse trajando uma simples camisa branca sem gola, típica do Paraguai, e sandálias franciscanas, que sempre usou. Desde a campanha ele rompeu com o protocolo do paletó e gravata, que considera elitista e pouco adequado ao clima quente da planície paraguaia. As "sandálias do bispo", feitas de couro com sola de borracha e usadas sem meia, entraram na moda entre os paraguaios.
Paragauai ainda reconhece Taiwan
O discurso de posse foi acompanhado por milhares de pessoas, que se concentraram no centro da capital, Assunção. A cerimônia de posse foi acompanhada por dez chefes de Estado, entre eles os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Cristina Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela.
Compareceu também o presidente de Taiwan, Ma Ying Yeou, já que o Paraguai é um dos poucos países do mundo que reconhece oficialmente o regime taiwanês e não o da República Popular da China – um entre outros exemplos do conservadorismo imperante. Acredita-se que a superação da anomalia estará entre os primeiros gestos do novo governo progressista.
Fonte: Da redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato