Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Caminhos tortuosos e ruins os trilhados por católicos e evangélicos no Brasil





Prezado pastor João Antunes


Emocionei-me e surpreendi-me com tuas preocupações referentes aos rumos que muitos católicos romanos e evangélicos seguiram durante os anos de chumbo da ditadura e os que se encostam na direita neoliberal para tirar proveito financeiro do poder. 


Aqui em Goiás é escandalosa a romaria que religios@s fazem, principalmente nos parlamentos municipais e estadual, ao apoiarem direitistas. Outro dia passei pelo gabinete de um deputado do DEM - um partido de extrema direita, particularmente aqui, de proprietários rurais dos que matam camponeses e indígenas – e vi uma católica lendo o lecionário com os textos bíblicos do dia. Em silêncio perguntei-me por qual a relação que ela vê entre o que propõe a Bíblia e o que a direita, com seu histórico de interesses somente pelas coisas da elite, do pior seguimento da classe dominante concentradora de rendas e de riquezas, do que Goiânia é muito simbólica, com suas mansões e propriedades luxuosas. 


Vereadores e deputados católicos e evangélicos contornam o governador deste Estado, que todo o Brasil sabe de seus comprometimentos morais com o que há de pior politicamente. No ano passado presenciei uma passeata de evangélicos contra os gays contando com o apoio do governo do Estado, envolvendo verbas públicas no gasto com os preconceitos e fanatismos. 


Deputados donos de Tvs evangélicas somam-se ao setor mais direitista e conservador daqui, com que interesses? De convertê-los para o reino dos céus? Se for essa a intenção até agora parece que se dá o contrário. 


Pessoalmente me deparo com muita estranheza de parte de religiosos cristãos que se situam no espectro conservador e reacionário da sociedade. Julgam-me sempre e me acusam de partidário e coisa e tal, como os macacos que não olham para seu próprio rabo. Volta e meia sou atacado pelas redes sociais, por e-mail e até por telefonema, na tentativa de me aprisionarem em alguma sigla partidária. Para esses seguimentos, lutar por justiça social é inadmissível porque eles não o fazem. Pelo contrário, as circunstâncias de injustiças que produzem miséria, pobreza, doenças e desespero lhes são fonte de renda através das campanhas por curandeirismo e dízimos, as duas necessariamente vinculadas. 


Abaixo posto um vídeo de conteúdo assustador. Um pastor evangélico do Espírito Santo, Cláudio Guerra, dá uma entrevista à Alberto Dines do Observatório da Imprensa. Guerra relata verdadeiros pavores nos quais se envolveu na matança de pessoas durante a ditadura civil-militar. Conta que o discurso dominante nas Forças Armadas e nas polícias brasileiras era de ódio e de calúnia contra a esquerda. Era lavagem cerebral aguda ao ponto de fazer das pessoas verdadeiras assassinas em potencial e na realidade. Graças a isso o ex-delegado do DOPS enveredou pelos caminhos do assassinato e de envolvimento com torturadores sanguinários que nada deixaram a dever aos piores criminosos de guerra, os nazistas de Hitler. Coisas satânicas literalmente. 


Chama à atenção as vezes que Cláudio Guerra repete que o erro e os crimes não compensam. O pastor honestamente, pelo que depreendi da entrevista, apela que os criminosos que torturaram e mataram confessem seus erros, porque o erro não compensa, repete exaustivamente. 


Tomo essa conclamação de Cláudio Guerra para comparar os cristãos envolvidos com a mesma direita que lá praticava danos lesa humanidade de outras formas ostensivamente diabólicas. Hoje a direita pratica outros danos não menos corrosivos à sociedade. Durante anos após a ditadura praticante do terrorismo de Estado a direita promove lesões no empobrecimento e miserabilidade dos direitos humanos e sociais de nosso povo. Essa direita é que moveu e move as marginalizações, o tráfico poderoso de drogas, o uso volátil e coorporativo concentrador das riquezas, desviando recursos dos investimentos sociais e do desenvolvimento que alavanca empregos e distribuição de renda. Ela nunca se furtou em mentir, caluniar e derrubar governos democráticos e nacionalistas. 


Não cometeriam os cristãos colados à direita corrupta e sugadora dos recursos da produção erros semelhantes aos que muitos de seus irmãos cometeram ao se aliar à banalização da vida durante a ditadura sanguinária? 


De minha parte luto para libertar cristãos das garras opressoras da direita. Tanto que algumas pessoas me procuram para exercer o sacerdócio em minha diocese, mas quando esbarro em seus compromissos escusos ou em suas alienações, que é mais ou menos a mesma coisa que ser de direita, travo com elas debates no sentido de que mudem de rumo ou sigam por outro caminho sem minha participação. 


Peço-te paciência, querido pastor Antunes, para assistir o vídeo, te comoveres com ele e até te revoltares com o que ocorreu e ainda ocorre em nosso País, segundo denuncia o pastor evangélico Cláudio Guerra. 


Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.

Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano, em quaisquer situações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato