Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

Um cristão na militância que me dá esperança



Amigo Antônio Augusto


Já escrevi para ti aqui em outra oportunidade. Embora não reagisses certamente leste o que te disse e que naturalmente reafirmo.

Outro dia li manifestação tua Facebook a respeito de uma eleitora que grosseiramente (o termo é meu)  apanhou o material de propaganda de tua candidatura, rasgou e o jogou no lixo. No teu comentário manifestaste compreensão e compaixão com a pessoa. Entendeste o imenso grau de alienação de boa parte de nosso povo, que em virtude da classe traiçoeira  e dominante, que usa a mídia para ensurdecer e cegar, impede a massa trabalhadora de perceber as causas das injustiças, de se rebelar e de se organizar.

Conheci-te muito jovem e depois convivemos em Caxias do Sul no pálido movimento ecumênico. Sempre te admirei pela postura progressista e o pensamento coerente com o credo social da Igreja Metodista, da qual eras pastor. Lamentavelmente tua igreja em Caxias não compreendeu teu gesto em tentar ceder o salão social para que o governo municipal popular nele instalasse o restaurante do povo. Nem compreenderia mesmo, pois certas pessoas preferem muito mais uma religiosidade água com açúcar do que o engajamento em favor do próximo, principalmente se as ações tiverem cunho político e transcenderem aos arremedos das obras sociais, que é o máximo aonde chegam certos grupos de igreja. 

Alegro-me por saber-te candidato a vereador na nossa querida Santa Maria do Boqueirão – RS. Pelo partido através do qual viabilizas teus esforços para chegares à Câmara de Vereadores te credencias ainda mais. O PDT de Leonel Brizola, claro muito diferente do das raposas Miro Teixeira, Cristovam Buarque e Pedro Tacs – infelizes apoiadores da mídia “rapozônica” antinacional -  trilhas o caminho do bom combate. Certamente cheiras o odor da ideologia do nacionalismo que não transige com o neoliberalimo entreguista representado pelo “demoperestroicatucanismo” nem do mercado que prioriza a pornografia dos investimentos em fundos geradores de lucros parasitas em detrimento da produção e do trabalho. Certamente persegues a visão das reformas agrária, da educação, da nacionalização da economia e do centralmente social, mais do que os interesses privados e especulativos.

O discurso parece por demais geral e nacional, mas plenamente determinante da ação direcionada ao município onde atuarás como vereador, meu irmão. Esse horizonte político alia-se, certamente, ao teu compromisso de fé. Numa conjuntura marcada pela guinada de boa parte das igrejas para o campo oportunista de aliar-se a “políticos” poderosos com o objetivo de lucrar com aquisição de Tvs, rádios e dinheiro, é confortante saber-te na luta por um cargo público como vereador para servir ao povo na perspectiva de um Estado laico. Isso é muito esperançoso.

Ao contrário de religiosos que se escondem da luta e se refugiam em templos, entregues aos gritos pedindo que Deus trabalhe enquanto eles oram, é bom saber que cristãos como tu se jogam na luta por mudanças. Não há nenhum mal em buscar o poder, seja ele legislativo ou executivo, desde que para servir o povo e pressionar as mudanças econômicas e sociais. Sei que é esse o teu caso. 

Meu querido amigo, sempre que posso assisto com enorme interesse a propaganda eleitoral veiculada pela TV. Espantado vejo verdadeiras diarreias de bobagens e palhaçadas de baixa categoria, sem nenhum compromisso com o cargo em disputa. Aqui em Goiânia desfilam no vídeo dezenas de candidatos medíocres, principalmente os cadastrados no pardieiro da direita burra, aqui representada pelas candidaturas Jovair, Elias e Simeyzon. De todos os candidatos vejo como sérias apenas 3 candidatas mulheres, que defendem as causas femininas, das crianças, da habitação, dos drogados e do desenvolvimento para todos com saúde e bem estar. O resto eu colocaria no lixo. Sei que a tua candidatura é séria e comprometida com o povo e com as transformações políticas, econômicas e sociais, linkada com a independência nacional, como aspirava Leonel de Moura Brizola, um dos gaúchos que mais honrou o Brasil.

Parabéns e força, meu irmão. Torço por ti. Deus te abençoe.

Abraços críticos e fraternos.

1 comentários:

  1. Prezado Bispo Orvandil, suas palavras são encorajadouras e expressão a meiguice da vocação de Deus para mim seu servo. Verdade seja dita, tenho a convicção de que devo participar do Movimento Social que busca a formação de sujeitos e construção de uma realidade de vida coerente com o anuncio profético do Reino de Deus. Sinto este ardor e uma voz cala em meu peito "ai de mim se não o faço" ao ver tanta situação de injustiça, corrupção e nossa gente sofrendo. Trago as marcas de uma comunidade que é serviço para povo, inspirações em sua caminhada e a unção do consolador.
    Ainda veremos os campos semeados com alimento, escolas encantando seus agentes, a midia comunicando a sabedoria e uma Terra sem chora e ranger de dentes. Isso não é romantismo, mas comprometimento de quem esta envolvido nesta militancia.
    Fica na paz!

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato