Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

Movimentos latino-americanos iniciam série de cúpulas em Salvador

12 DE DEZEMBRO DE 2008 - 12h15
"Por uma integração solidária e soberana". É com esse clamor que, entre os dias 12 e 15 de dezembro, será realizada a Cúpula dos Povos da América Latina e do Caribe, em Salvador (BA), Brasil. A Aliança Social Continental, junto aos movimentos e organizações sociais da região, se mobilizou para que todos participassem ativamente para aprofundar o debate sobre o desenvolvimento e a integração da região.

O evento ocorre paralelamente às conferências oficiais em que os presidentes da América Latina e do Caribe vão se reunir para discutir acerca de temas relacionados com a crise atual: comércio, integração regional, políticas sociais e econômicas comuns, segurança e militarização, integração produtiva, migrações. Serão três encontros consecutivos: a Cúpula de Presidentes do Mercosul, a Cúpula da Unasul e a Cúpula de América Latina e do Caribe.
Os encontros presidenciais servirão como preparação prévia para a próxima Cúpula das Américas, que ocorre em abril de 2009, em Trinidad e Tobago, a primeira desde a de Mar del Plata de 2005, quando foi formalizada a derrota da proposta da Alca.
A programação da Cúpula dos Povos contém debates sobre as seguintes temáticas: integração regional diante da crise global; soberania e segurança alimentar; soberania financeira; justiça climática; soberania energética; direito à cidade, migrações e direitos humanos; desmilitarização e soberania regional. Na segunda-feira (15), está prevista uma marcha desde Campo Grande até a Praça Municipal.
"O panorama político da região apresenta importante mudanças. Especialmente depois do fracasso da Alca, várias nações empreenderam a busca de caminhos alternativos para o bem-estar social e para a integração, os quais necessariamente devem levar em conta as expectativas e demandas dos povos e movimentos sociais da região", afirma a convocatória.
Presença maciça
Entre as entidades que estarão presentes na Cúpula dos Povos, se encontram: ASC - Alianza Social Continental, Assembléia Popular - Bahía, Assémbleia Popular Nacional, CEBRAPAZ, CECUP, CESE, CMB, Comité Político de la Articulacção de Mulheres Brasileiras, CONAM, CONTAG, CPT, CSA, CTA Argentina, CTB, CUT, FAMEB, FASE, FENAFAR, FETAG - BA, FETRAF, FDIM, FMBA, GAPA-BA, GAPA-SP, Instituto Eqüit , Instituto Paulo Freire, Jubileo Sur - Brasil y Américas, MMM, MNLM - BA, MST- BA, REBRIP, SRQP-CNQ-CUT, UBM, UNAMES, UNE, UNMP-UMP, Red Brasil.
O ato cultural de abertura da Cúpula acontecerá no Pelourinho. A programação conta também com diversas atividades autogestionadas e painéis, com o seguintes temas: crise e integração regional, soberania financeira, justiça climática, direito à cidade, migrações e direitos humanos, desmilitarização e soberania regional.
Fonte: Da redação, com informações da Agência Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato