Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Padre Ávila versus Padre Luiz Carlos: justiça e herezia





Prezada Profª  Mª Clara Bingemer


Li emocionado seu artigo sobre o eloqüente testemunho do Padre Fernando Bastos de Ávila ( http://amaivos.uol.com.br ). Pe. Ávila atuava com forte perspectiva social. Desenvolveu profunda consciência da situação alienada em que a elite brasileira, descomprometida com o povo e com o desenvolvimento com distribuição de riquezas, jogou milhões de irmãos/ãs brasileiros/as na miséria sem avaliar as conseqüências disso sobre a sociedade. Ele dizia que em certo momento as massas empobrecidas desceriam dos morros e ocupariam os setores mais privilegiados das cidades. Ele enfrentou a ditadura militar com dignidade na defesa dos pressupostos sociais da igreja e do movimento ecumênico, sem jamais trair lideranças e os combatentes contra o terror que se apossou do Estado. Ele elaborou excelentes documentos, fortemente amparados teológica, bíblica e politicamente na defesa de uma sociedade solidária e democrática. Pe. Ávila deu inúmeros cursos para religiosos e leigos pelo Brasil inteiro, participou de mesas redondas com a mesma tenacidade apostólica e social. Tive a honra de ser beneficiado por um de seus cursos e por sua lucidez.

 Você ainda menciona com gratidão que ele sempre lembrava que  a carregara ao colo quando quando você era criança e se alegrava com seu crescimento e engajamento. Isso é maravilhoso, colega. Pe. Ávila foi grande pastor: soube cuidar das pessoas. Os bons sacerdotes são assim mesmo: ricos de ternura, como as mães. Felizmente você é agradecida a essas marcas deixadas por ele. Nós, sacerdotes, nem sempre encontramos carinho e gratidão a partir daqueles que cuidamos. Muitos nos viram as costas, nos ferem e nos traem. O Pe. Ávila certamente experimentou desse amargo cálice, também. Mas seu bonito  depoimento sobre o Pe. Ávila  mostra que pessoa intelectual tem alma ao ponto de reconhecer a alma de outra pessoa, imensamente rica em sua espiritualidade, como o nosso profeta Ávila. 

Não posso deixar de contrastar com esse maravilhoso testemunho as heresias promovidas por outro aqui de Anápolis, o Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz. Esse Padre aliou-se às calúnias de direita alimentadas pela campanha de José Serra. Ele promoveu terços e orações contra Dilma, utilizando-se de mentiras com respeito à guerrilha e ao aborto, sem nunca levantar qualquer possibilidade de debate com a candidata e averiguar junto a ela ou a sua campanha seu real pensamento sobre isso. Outro dia o assisti num programa de TV aqui em Goiânia, falando de modo sarcástico, autoritário, arrogante, com ares de dono da verdade, usando as mesmas aleivosias contra Dilma, com completa ignorância da ampla base social e política de apoio a sua candidatura e ao seu futuro governo, inclusive com participação de comunidades de base etc. Quando falava o fazia com um sotaque americanizado e se referindo à Igreja, sem dizer que o seu pensamento é apenas de uma ala de sua igreja e não o pensamento da Igreja, como um todo. É muita desonestidade intelectual, com o claro objetivo de enganar e mistificar a verdade.

Tenho a impressão, prezada Profª Mª Clara, que os “donos” da verdade vivem em outro mundo ou desejam ser donos desse mundo. Mas não tenho dúvidas de que são desonestos e fortes linhas de apoio aos opressores do povo. Eles se desesperam com Lula na Presidência e mais ainda com a mulher Dilma, com forte experiência política, no comando de mais mudanças em favor do povo. Pessoalmente sou seguidamente perturbado por direitistas e até nazistas que não perdem tempo em injuriar, caluniar, atritar e jogar pessoas contra a gente. Um nazista suíço, desde o ano passado, tem desempenhado esse papel demoníaco, interferindo na minha vida pessoal. Ele e outros não amam, não se solidarizam e são oportunistas e têm fortes traços psicopáticos.
Graças a Deus, pessoas como Pe. Ávila, Dom Helder Câmara, Dom Pedro Cassaldáliga, a Irmã Dorithy, o Bispo Isac Aço e tantos profetas e santos/as abrem caminhos para a realização do bem.

Obrigado, Prª Mª Clara, por sua homenagem ao Pe. Ávila e o testemunho por ele sinalizado. 

Abraços, Dom Orvandil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato