Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

Um amigo envolvido com o tema pedofilia




Querido Gedeon Coelho

Declaro aqui minha enorme estima e admiração por tua pessoa. És marcado pela vitória e pela superação. Contaste-me e a todos os teus amigos sobre tua infância de sofrimento. Não pouco sofrimento. Imediatamente após o parto tua mãe se desfez de ti sob forte depressão pós-parto. De lá para cá, por largo tempo, sofreste passando por muitas mãos, sem recepção de teu pai e de tua mãe. Felizmente uma de tuas avós te acolheu desde cedo e te apoiou e te apóia. 

Ao ver-te tão alegre, acolhedor, forte, preocupado com o próximo não se diria o quanto a vida tentou te dar trancos. És mesmo um vencedor. À frente da assessoria de eventos do DCE da Universo és competente e ages no espírito de equipe com sua direção. Nos relacionamentos, na religiosidade e na luta política estudantil cresces e te superas, meu amigo.

Sabes  Gedeon, há pessoas que passam dificuldades que não se aproximam em nada ao que passaste e vives, mas que se entregam e choram as dificuldades e crueldades da vida. Acabrunham-se e se afogam entre as lágrimas, sem ver perspectivas. Não as critico, apenas menciono que tu te superas todos os dias e vês por entre os entraves o longo e desafiante caminho que se estende à frente. Em nossa última conversa aí no DCE de tua universidade, falaste-me de teus esforços de crescimento  e da avaliação positiva que fazes. Incluis no alimento da construção das fundamentações de tua superação muitas leituras e excelentes filmes. Num contexto de tanta mediocridade e preguiça mental dos universitários é esperançoso saber-te tão estudioso e aplicado à leitura. Sempre digo aos meus alunos que o estudante que se limita aos conteúdos de sala de aula e não mergulha na bibliografia e leituras, não construirá conhecimento aliado à sabedoria e à transformação. Tu vais além. E o fazes com alegria, embora isso não seja fácil o tempo todo. Vai em frente, meu amigo.

Outro comentário que faço refere-se ao XII Seminário Universitário, acontecido no dia 06/05/2011,  que tratou da “Pedofilia Problema da Saúde Pública ou de Legislação?” As palestras que aconteceram no Centro de Convenções de Goiânia foram de alto nível na abordagem do problema da pedofilia, muito mais sério do que se imagina. 

O tema que me coube – “Aspectos da Pedofilia na Religião e na Sociedade”  e transmitido online pela internet para o mundo inteiro-  chocou  pelas denúncias do elevado número de pedofilia praticado por católicos romanos e por evangélicos de diversas igrejas, além de casos brutais gerados na sociedade e, dentro dessa, nas famílias. Abaixo posto um vídeo do Reverendo Caio Fábio no qual denuncia a pedofilia no meio evangélico, que é assustador e vergonhoso. No contexto católico romano os casos são gritantes pelo número, pela hipocrisia e pelo requinte de safadeza. Os atos pedófilos acontecem no silêncio e à sombra do sagrado. Nesse sentido vale a pena considerar a reflexão do teólogo alemão católico romano Hans Küng sobre a beatificação do conservador e direitista Papa João Paulo II, ligando-o à pedofilia. Diz que João Paulo II foi “...intolerante, reacionário e sem disposição para o diálogo...” diz  “não entender como se pode beatificar tal homem.. pairam tantas sombras sobre essa pessoa e seu pontificado, que eu não concordo de maneira alguma com sua beatificação... e se levo em conta o nefasto envolvimento com o pedófilo Maciel Degollado, então devo dizer que não posso entender como se pode beatificar tal homem, como se pode fazer dele um exemplo para a Igreja”( Entrevista: Jürgen Zurheide (ca); Revisão: Roselaine Wandscheer).

O seminário contou com palestras de advogados, psicóloga, promotor, deputado e por mim, bispo e professor universitário. Enfatizei que a solução para a pedofilia depende de leis, da justiça e de abordagens médicas e psicológicas. Mas, sobretudo, o problema precisa de enfrentamento político e econômico. No avanço do modelo de desenvolvimento  com distribuição de riquezas e de renda encontra-se a solução para esse grave problema, também. Com mais empoderamento econômico e participação política os cidadãos aumentarão seu grau de consciência e de respeito pelos outros, além de se envolver por mais tempo na construção dos bens da sociedade, diminuindo o ócio sem formação e sem dignidade. Há problemas de caráter mental que geram a pedofilia, mas que necessitam de recursos para sua solução. Cadeia não resolve nada. Pelo contrário, via de regra os pedófilos são assassinados nas prisões sem curar suas doenças. 

Gostei de participar desse seminário como palestrante, meu amigo Gedeon. O evento permite que estudantes e professores saiam de suas salas de aulas em busca de debates humanos e sociais. Parabéns a ti e ao DCE da Universo.

Forte abraço, meu amigo e irmão.



4 comentários:

  1. Olá Dom Orvandil. Parabéns por sua coragem em abordar esse tema delicado e vergonhoso. Participei do seminário sobre pedofilia e apreciei sua honestidade em analisar, denunciar e demonstrar o problema da pedofilia como doença e banditismo contra crianças e adolescentes, que acontece nos ambientes sombrios das próprias igrejas e religiões. Penso que padres, bispos, cardiais, religiosos, pastores e leigos devem seriamente ser punidos pelos crimes que praticam contra crianças e adolescentes. É evidente que algumas crianças e adolescentes tomam a iniciativa de seduzir adultos, mas estes devem saber que tais seduções não devem ser acolhidas por prejudicar os infantes juvenis. Mais uma vez, parabéns por sua coragem e senso crítico, Alcione.

    ResponderExcluir
  2. Depois de vários convites, finalmente resolvi entrar em seu blog que realmente é maravilhoso. Parabéns! Os temas, as reflexões e posicionamentos são riquíssimos. Vou acessar mais vezes, com certeza.
    Quanto a pedofilia, realmente é um assunto delicado que deve ser debatido sempre e os culpados devem pagar pelos seus crimes.

    ResponderExcluir
  3. Sobre esse assunto de pedofilia,e preciso cortar o mal pela raiz, o Bolsonaro criticado duramente está certo.Temos que analisar a coisa friamente: Primeiro:Um casamento é por amor. Uma sociedade entre dois homesn ou mulheres é sociedade e só existe o patrimônio a ser dividido. Entre um homem e uma mulher geram os frutos da multiplicidade que são os filhos por amor e não uma sociedade no mínimo sem objetivos que só pode ou deve acontecer com a produção de bens de consumo e similares. No mais, duas pessoas do mesmo sexo que só fazem medir pela vida a fora de quem é o orgão maior e não passa disso( existe fita métrica e equipamentos apropriados)essas pessoas não deveriam adotar crianças que seguem cegamente o exemplo dos adultos. Como não são parentes já se sabe o resultado. A criança será no futuro, lésbica ou gay, mas precisaria crescer em ambiente sadio para sua formação normal.Ou será que será sempre a mesma história que dita: O pior cego é aquele que não quer enxergar? Nada contra o modo exagerado de vida de certas pessoas que aliás,qualquer excesso leva a sofrer do coração e mata facilmente a curto ou médio prazo encurtando a vida, pelo contratempo do susto da surpresa onde o organismo pede sexo 24 horas por dia viciado e enquanto procura pelo sentido certo de seu objetivo corporal equilibrado. Sou uma pessoa comum mas acho que não deveria jamais acontecer essa mudança radical no comportamento social que vivemos, para evitar confusões mentais que distorçam os ideais do ser humano no seu modo de vida, onde aprendemos e ensinamos com naturalidade ao longo dos tempos.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato