'Certamente tem muita gente que passou pela Presidência que, hoje, fica se perguntando: 'como é que um peão conseguiu fazer mais do que eu? Como é que um peão conseguiu fazer muito mais'?', disse Lula.

Na solenidade, Lula também disse que, 'nunca, um presidente' vestiu tanto a camisa da Petrobrás quanto ele. 'Não sei se fui eu que ajudei a Petrobrás ou se foi ela que me ajudou.'

Para ele, o Brasil só será uma grande nação quando os governantes não forem subordinados 'intelectualmente e politicamente a outros interesses'. Ao falar sobre política externa, Lula disse que o país nunca 'falou fino com ninguém' e criticou governos anteriores que, segundo ele, 'falavam grosso' com nações como a Bolívia e o Paraguai, mas baixavam a cabeça para os Estados Unidos.

Lula também comemorou a geração de 2,5 milhões de empregos no país de janeiro a outubro deste ano. 'Enquanto os Estados Unidos tiveram 60 mil empregos a menos, nós conseguimos criar 2,5 milhões de empregos no Brasil.'

O presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, disse, na cerimônia, que a indústria naval brasileira se fortalecerá ainda mais nos próximos anos, por causa das novas descobertas do petróleo na camada pré-sal. Segundo ele, daqui para a frente será necessário construir de quatro a seis plataformas por ano, no país.

Fonte: Agência Brasil