Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

segunda-feira

ICGO - 2 anos de excelência em pós-graduação



Tenho a honra de trabalhar como professor da disciplina “Docência no Ensino Superior”, promovida pelo Instituto ConsciênciaGo, de meus amigos Profa. Sandra e Engenheiro Luiz. 


Como parte do slogan o Instituto ConsciênciaGo se afirma como o que oferece ensino de excelência. Isso se confirma nas lideranças de seus gestores. Eles são dinâmicos nos contatos com prefeituras, com escolas públicas e particulares e com profissionais das diversas áreas, sempre na busca de alunos/as que precisam de aperfeiçoamento e qualificação em nível de especialização.

No trato com meu módulo me deparo com testemunhos impressionantes de pessoas que fazem ou que fizeram algum “pós” no Instituto. Outro dia ouvi o testemunho de professoras que fizeram especialização em Libras. Algumas são mães de crianças especiais e outras trabalham com crianças especiais. Contaram-me que sua comunicação e vida se transformaram graças ao enriquecimento da relação, possibilitada pelo curso. Assim tem sido com todos os cursos feitos no Instituto ConsciênciaGo.


No meu módulo percebo mudanças impressionantes de visão de mundo. Principalmente em se tratando de professores/as que receberam formação  alimentada pela ideologia da classe dominante, acentuadamente autoritária, centrando os/as docentes como donos do saber e do conhecimento e os/as alunos/as apenas como auditórios passivos. Depois do curso sabe-se de muitos/as mestres que se tornam democráticos e co-construtivos do processo do conhecimento, envolvendo a todos/as na caminhada, desde a sala de aula aos/às trabalhadores/as das escolas e seus familiares. Nesse sentido me emocionei com o depoimento de um administrador de empresas em Rio Verde. Ele afirmou que daquele momento em diante agiria participativamente com os/as trabalhadores de sua empresa e não mais intolerante e autoritariamente. Uma professora de Caldas Novas afirmou em lágrimas que se arrependia de não buscar essa formação antes e de ler mais sobre a realidade que pede ação mais coletiva e não individualista.


Então, a todos/as que trabalhamos e aos/às que estudam no Instituto ConsciênciaGo, parabéns. Não um parabéns corriqueiro, mas uma celebração pela contribuição ao crescimento e desenvolvimento acadêmicos e profissionais de Goiás. Hoje os nomes marcantes da qualidade de vida são desenvolvimento e distribuição de riquezas e de renda. A educação de excelência é imprescindível nessa partilha. Ela vem depois do desenvolvimento mas este não acontece sem a educação. Dessa o Instituto entende e com essa ele trabalha.

Parabéns, Prof. Orvandil Moreira Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato