Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

Ex-neoliberais querem que Chile estatize empresas

2 DE MARÇO DE 2009 - 16h17
O partido Democracia Cristã (DC), que faz parte da aliança governamental Concertación, apresentará nesta segunda-feira (2) ao Executivo do Chile um "plano contra a crise econômica mundial", que permite a intervenção do Estado em empresas que estão em situação de falência.
Os membros do DC, entre eles o pré-candidato à presidência Eduardo Frei, defendem que para enfrentar a crise financeira é preciso evitar o aumento do desemprego no país.
O projeto baseia-se na criação de um fundo de recursos fiscais que visa injetar capital nas empresas, em troca de uma intervenção governamental, segundo publicou o jornal local El Mercurio.
O plano cria um mecanismo que permite a recompra destes capitais por parte dos donos originais, de modo que a participação do Estado ocorra somente por um período de tempo limitado.
Caso os donos originais dos capitais não queiram comprar novamente suas participações, o governo as colocaria a venda.
Segundo o senador Jorge Pizarro, "é necessário agir com diligência e visão ampla para defender os chilenos da crise financeira internacional".
O parlamentar explicou também que este plano incluirá uma proposta para diminuir em um ponto por ano o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).
O partido da Democracia Cristã foi uma ferrenho defensor do neoliberalismo nos anos 1980/1990, durante a ditadura Pinochet. Seus principais dirigentes são proprietários de cadeias latinoamericanas de lojas, empresas de exploração e comercialização de cobre e financeiras.
Da redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato