Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

“Negro de alma branca”





Querido Eli Carlos

Na infância, lá em Alegrete, na única rádio local com o mesmo nome da cidade, para nós alegretenses um paraíso na terra, ouvi num domingo cedo, num programa destinado a tradicionalistas dos meios gauchescos, cultura muito forte em minha terra, homenagem a um amigo meu, rádio técnico, negro, pela primeira vez a expressão “negro de alma branca”. Eu deveria ter a idade de 7 anos. Confesso que me choquei com a expressão. No outro dia procurei meu amigo e comentei com ele a homenagem e a expressão. Pois não é que ele riu muito, satisfeito com a homenagem e com a classificação dada! Ainda acrescentou: “viste, eu sou um negro de alma branca. Sou gente boa, todos gostam de mim porque não faço nada de errado: não mato, não bebo, não roubo e sou cheiroso. Que bom, né?”!

Pois é, acompanhamos a polêmica levantada em torno do jornalista Paulo Henrique Amorin, que pronunciou essa frase numa crítica sarcástica ao seu colega Haroldo Pereira de Carvalho e, de tabela, aos seus patrões e manipuladores, donos e coordenadores dos departamentos dos facciosos jornalismos da imperial TV Globo. A emissora e Haroldo arrastaram Paulo Henrique Amorin à justiça e tentaram perseguí-lo, acusando-o de racista. Não pegou. Pelo contrário, o prestígio do site do Paulo cresceu ainda mais e seu programa da TV Record aumentou a audiência. Os movimentos negros, sindicatos e os movimentos sociais empenharam solidariedade ao jornalista e o defenderam da pecha de racista. Afirmaram que PHA é defensor dos negros, como poucos brancos. O que é verdade. Eu também me solidarizo com Paulo Henrique Amorin, embora isso não signifique nada para ele.  Não sou dono de um grande site nem influente como seus amigos. Meu blog é humilde e conta com apenas alguns milhares de acessos semanais, incomparável com o dele que conta com milhares de acessos diários. Ele nunca prestará atenção para mim. Já lhe escrevi inúmeras vezes mas ele nunca respondeu. Mesmo assim sou solidário com esse grande cidadão, profissional e brasileiro. Orgulho-me de Paulo Henrique Amorin. Forças, tchê!

Quanto ao princípio racista contido na frase que intitula essa mensagem, querido Eli, no sentido de crítica a negros que atuam submissos aos mentirosos, injustos, subservientes acríticos aos que manipulam as notícias e prostituem a verdade, é bem aplicado. Eles realmente são negros de alma branca. 

Uma das coisas que invasores e exploradores sempre fizeram foi quebrar a alma,  a vida,  o sentido nativo e libertador dos explorados e invadidos para inocular neles suas almas de brancos colonizadores. Isto é, suas visões de vida, seus desvalores, suas línguas, suas idéias, seus discursos, seus símbolos, rompendo a capacidade crítica dos invadidos, sua rebeldia, seu senso de justiça e até sua religiosidade. Uma das fórmulas que a elite dominante faz hoje é cooptar negros, talvez os mais inteligentes e capazes, e embranquecer-lhes a alma: dar-lhe a técnica da omissão, da alienação e a alma da submissão. Nada melhor para dominar do que fazer os dominados defender quem explora e trair seus irmãos. É uma válvula perfeita instalada sorrateiramente na alma dos escravizados.

É assim que atuam muitos dos nossos irmãos negros no Brasil, querido Eli Carlos. Eles agem em todos os setores e não estão nem aí para os sofrimentos de seus irmãos e dos perseguidos pelo capitalismo dos cruéis. Haroldo Pereira de Carvalho e  Zileide Silva, da Rede Globo,  são negros de alma branca. Atuam numa empresa que mente quando fabrica notícias sobre lideranças nacionalistas e populares brasileiras, latino americanas e mundiais. Haroldo e Zileide ajudam a manipular a opinião pública sobre as verdades que temos o direito de conhecer. Ajudam a prostituir em favor de uma empresa que defende os bancos, o rentismo desvairado e espoliador. Seus rostos e vozes nos vídeos em redes nacionais expressam que eles são fiéis defensores de seus patrões. Estes, os patrões, são cpachos da exploração internacional. Divulgam a guerra e fazem de tudo para destruir a paz mundial. É só prestar atenção do ódio que têm do Irã e da Síria, já que ajudaram a falsear os fatos sobre o Iraque e sobre a Líbia. A TV Globo é defensora da entrega do Brasil aos interesses dos Estados Unidos. Haroldo e Zileide omitem-se ante as barbaridades dos que embranquecem a alma dos negros. 

Sou admirador da inteligência, da capacidade de amar e da beleza de nossas negras e negros. Admiro muito mais negras e negros que não se vendem e que não permitem jamais o embranquecimento de suas almas. Mas me entristeço e me revolto com os negros que se rendem, que se submetem, que se omitem, que se alienam e traem em toca de emprego e de dinheiro. Haroldo e Zileide são excelentes profissionais, mas embraqueceram suas almas. Que pena! Sempre digo aos meus alunos que a humanidade de não precisa somente de bons profissionais, mas de pessoas que sejam leais, sérias e eticamente comprometidas. Digo-lhes que os fabricantes das bombas atômicas e os pilotos que as jogaram sobre o Japão, matando milhares de pessoas e maculando a inteligência humana, eram excelentes profissionais mas péssimos seres humanos. Não foram capazes de se rebelar contra a morte imperialista. Quando será que Haroldo e Zileide tomarão a mesma decisão que tomou a negra Jornalista Leda Nagle, que foi demitida da Globo mas não traiu a luta de seus colegas. 

De sorte, Eli Carlos, que sou solidário com Paulo Henrique Amorin. Ele está certo no que disse com respeito a Haroldo Pereira de Carvalho ao afirmar que este é negro de alma branca. Mesmo que a Globo tentasse incriminá-lo e perseguí-lo, não conseguiu.  Inúmeros seguimentos dos movimentos sociais se levantaram em solidariedade ao Paulo, este grande patriota e profissional. Sou solidário a PHA pela luta que faz em favor de marco regulatório que democratize a mídia, atualmente a serviço dos maus propósitos da burguesia dominante nacional e internacional. Por isso reitero minha solidariedade ao Paulo Herique Amorin e a favor da causa de todos nós que defende, a do marco regulatório para orientar essa mídia e retirá-la das mãos impatrióticas, antinacionais e antipopulares. Tua causa é nobre e necessária.

Abraços Eli Carlos, meu amigo negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato