Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quinta-feira

Nuvens pesam ameaçadoramente sobre os pobres


Amiga Joana

Sei de tua santa ira relativamente a maneira como “autoridades” governamentais, judiciárias e policiais sem compromisso social e amarradas aos ditames da classe dominante, de núcleo ideológico neoliberal, como é o caso recente acontecido em São José dos Campos – SP, tratam o povo, particularmente os pobres.

Pois é, desenha-se nova barbárie, conforme a previsão da notícia abaixo, na favela Savoy, em São Paulo. A lógica, a serviço de juízes desumanos e de governantes que odeiam os pobres,  indica que os moradores da favela serão atacados por brutamontes  treinados para a guerra contra o povo. Assim aconteceu com estudantes da USP, com oradores dos arredores da cracolândia e de Pinheirinho. A praxe covarde orienta que os fardados invistam contra o povo na calda da madrugada, como sempre aconteceu desde a antiguidade.

Esperamos que o governo federal, os parlamentares comprometidos com o povo, que as igrejas, que os movimentos sociais antecipem-se e denunciem a Opus Dei, impedindo que as nuvens de ódio de Alckimin, de Kassab, da polícia militar, da justiça e dos proprietários caiam sobre os moradores indefesos. Os pobres necessitam de políticas sociais públicas e não de atos policiais criminosos e atentatórios aos direitos humanos. 

Continua com tua revolta contra tudo isso, minha querida amiga jovem Joana. Só não se revoltam contras as injustiças os alienados e covardes, que com sua omissão auxiliam os demônios das tempestades no seu afã de oprimir e destruir.

Por favor lê a notícia abaixo e ajuda a divulgar  nosso blog. Abraços carinhosos.

Existe um novo ‘Pinheirinho’ no horizonte

A definição de pobreza ganha cores fortes numa das favelas mais carentes de um dos municípios mais pobres da Grande São Paulo. No próximo dia 6 de março, os cerca de cinco mil moradores que constituem as cinco mil famílias da favela do Savoy, em Carapicuíba, irão perder o lugar onde moram.

A Polícia Militar fará uma ação de reintegração de posse no terreno de 300 mil m² onde fica a favela do Savoy desde 2003, mesmo ano em que começou a invasão da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos, que também foi desocupada no último dia 22 pela PM e pela guarda municipal numa operação que mais pareceu uma praça de guerra e recebeu críticas até da presidente Dilma Rousseff.

Caminhar pelas vielas da Savoy requer equilíbrio e atenção redobrada. O terreno de terra batida é irregular e íngreme. Ratos, entulho e esgosto a céu aberto estreitam ainda mais o caminho. Porém, foi a única opção que as famílias encontraram para escapar do aluguel.

A história do início da favela ainda está fresca na memória dos moradores. “Aqui era uma mata fechada. Aconteciam estupros e era muito perigoso. Os moradores das favelas vizinhas que moravam de aluguel se uniram e invadiram. Foram semanas limpando o terreno removendo a terra. Até as crianças ajudaram”, contou a recepcionista Nilda dos Santos, 38 anos.

A Savoy Imobiliária Construtora administra o terreno e entrou na Justiça pela reintegração de posse. Desde 2005, em nome dos herdeiros do terreno, a Savoy tenta a desocupação da favela que ganhou o mesmo nome da empresa. “Não se pode ignorar a lei para reconhecer um direito. Entendo que as pessoas têm o direito à moradia, porém elas devem pleitear isto junto ao poder público e não invadir uma área privada”, disse Otávio Caetano, advogado da Savoy.

No último dia 25, os moradores da favela receberam a notificação da PM sobre a reintegração, marcada para começar às 6h de uma terça-feira. “A minha mulher não consegue mais dormir. Ela passa o tempo todo apreensiva contando os dias e as horas para a destruição de todos os nossos sonhos”, disse o auxiliar de limpeza Renildo da Silva, 54 anos. Há cinco na favela.

Fonte: Diário de S. Paulo

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

Curta e compartilhe

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato