Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quinta-feira

Nuvens pesam ameaçadoramente sobre os pobres


Amiga Joana

Sei de tua santa ira relativamente a maneira como “autoridades” governamentais, judiciárias e policiais sem compromisso social e amarradas aos ditames da classe dominante, de núcleo ideológico neoliberal, como é o caso recente acontecido em São José dos Campos – SP, tratam o povo, particularmente os pobres.

Pois é, desenha-se nova barbárie, conforme a previsão da notícia abaixo, na favela Savoy, em São Paulo. A lógica, a serviço de juízes desumanos e de governantes que odeiam os pobres,  indica que os moradores da favela serão atacados por brutamontes  treinados para a guerra contra o povo. Assim aconteceu com estudantes da USP, com oradores dos arredores da cracolândia e de Pinheirinho. A praxe covarde orienta que os fardados invistam contra o povo na calda da madrugada, como sempre aconteceu desde a antiguidade.

Esperamos que o governo federal, os parlamentares comprometidos com o povo, que as igrejas, que os movimentos sociais antecipem-se e denunciem a Opus Dei, impedindo que as nuvens de ódio de Alckimin, de Kassab, da polícia militar, da justiça e dos proprietários caiam sobre os moradores indefesos. Os pobres necessitam de políticas sociais públicas e não de atos policiais criminosos e atentatórios aos direitos humanos. 

Continua com tua revolta contra tudo isso, minha querida amiga jovem Joana. Só não se revoltam contras as injustiças os alienados e covardes, que com sua omissão auxiliam os demônios das tempestades no seu afã de oprimir e destruir.

Por favor lê a notícia abaixo e ajuda a divulgar  nosso blog. Abraços carinhosos.

Existe um novo ‘Pinheirinho’ no horizonte

A definição de pobreza ganha cores fortes numa das favelas mais carentes de um dos municípios mais pobres da Grande São Paulo. No próximo dia 6 de março, os cerca de cinco mil moradores que constituem as cinco mil famílias da favela do Savoy, em Carapicuíba, irão perder o lugar onde moram.

A Polícia Militar fará uma ação de reintegração de posse no terreno de 300 mil m² onde fica a favela do Savoy desde 2003, mesmo ano em que começou a invasão da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos, que também foi desocupada no último dia 22 pela PM e pela guarda municipal numa operação que mais pareceu uma praça de guerra e recebeu críticas até da presidente Dilma Rousseff.

Caminhar pelas vielas da Savoy requer equilíbrio e atenção redobrada. O terreno de terra batida é irregular e íngreme. Ratos, entulho e esgosto a céu aberto estreitam ainda mais o caminho. Porém, foi a única opção que as famílias encontraram para escapar do aluguel.

A história do início da favela ainda está fresca na memória dos moradores. “Aqui era uma mata fechada. Aconteciam estupros e era muito perigoso. Os moradores das favelas vizinhas que moravam de aluguel se uniram e invadiram. Foram semanas limpando o terreno removendo a terra. Até as crianças ajudaram”, contou a recepcionista Nilda dos Santos, 38 anos.

A Savoy Imobiliária Construtora administra o terreno e entrou na Justiça pela reintegração de posse. Desde 2005, em nome dos herdeiros do terreno, a Savoy tenta a desocupação da favela que ganhou o mesmo nome da empresa. “Não se pode ignorar a lei para reconhecer um direito. Entendo que as pessoas têm o direito à moradia, porém elas devem pleitear isto junto ao poder público e não invadir uma área privada”, disse Otávio Caetano, advogado da Savoy.

No último dia 25, os moradores da favela receberam a notificação da PM sobre a reintegração, marcada para começar às 6h de uma terça-feira. “A minha mulher não consegue mais dormir. Ela passa o tempo todo apreensiva contando os dias e as horas para a destruição de todos os nossos sonhos”, disse o auxiliar de limpeza Renildo da Silva, 54 anos. Há cinco na favela.

Fonte: Diário de S. Paulo

1 comentários:

  1. Caro Orvandil, tenho lido seu blog que me chega através do Sérgio Barbosa, meu conterrâneo amigo ourinhense.
    Faz tempo que não nos falamos.
    Muitas vezes li o blog mas não tive tempo de um contato contigo.
    Abraço
    Parabéns pelo trabalho.
    Octavio
    Pastor Metodista no Itaim Bibi em São Paulo, SP.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato