Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Os novos "juízes"


O julgamento espúrio de Sócrates

Querida Professora e amiga Rosa Elena Veríssimo Khun
Que saudades de ti, minha amiga e irmã. Sempre me lembro da vez em que te conheci, já crítica e questionadora, quando de uma celebração em tua casa, em Triunfo – RS, no saudoso Pólo Petroquímico. Recordo com saudades de teu pai e de tua mãe, ela sempre quietinha, mas de uma capacidade enorme de acolhimento e gentileza. Que comidas maravilhosas comemos juntos em tua casa: frango da colônia, abóbora, mandioca, costelas suculentas fritas nas panelas de ferro etc. Quanto chimarrão bebemos. Quantas risadas dei com teu pai na sala da casa de vocês. Ele é louco de especial. Como ele vai?
Lembro quando ias à minha casa em Canoas para conversar. Gostavas de conversar acocorada sobre os teus próprios calcanhares ou sentada naquele carpete da sala. Como gostavas de conversar e me “apertar” em cada questão! Como cresci com teus desafios de estudante de história e depois no pós-graduação na Unisinos.
Recordo com saudades daquele largo à frente do Pólo Petroquímico. Foi lá que meu “filhão” aprendeu a dirigir na minha camioneta Caravan, lembras? Ele dava cada pau naquele carro. Aliás, ele é excelente motorista. Exibe-se dizendo que dirige melhor do que eu rsrsrs. Quando o encontrei no ano passado em Porto Alegre percebi que ele dirige muito bem.  
Escrevo-te agora para confessar que estou apavorado com o baixo nível de muitos ditos cristãos. São capazes de destruir as pessoas com suas línguas. Agora mesmo li no twitter uma crente dizer que ia à igreja orar para que o demônio Dilma não vença as eleições. Recebo centenas de e-mails de evangélicos, de católicos e de espíritas caluniando, difamando e destruindo a imagem de Dilma e de outras pessoas, como o Presidente Lula. Alunos/as meus/minhas me procuram para dizer que Dilma será morta porque supostamente disse que nem Cristo lhe tirava a vitória eleitoral. Embora eu lhes afirme que ela não pronunciou tal bobagem, que isso foi uma criação venenosa da apodrecida Veja, insistem maleficamente que ela a afirmou. O pior, têm mentes duras. Não há nenhuma verdade fora de suas imbecilizadas idéias. São os novos fariseus que mentem, distorcem, traem, destroem e  crucificam sem nenhuma piedade e respeito. Impressionante!
Para mim isso não é novidade, mas choca saber que cristãos se postem na direita e numa perspectiva nazi-fascista como se tem constatado. Sem fossem pelo menos honestos e disputassem nos partidos de direita como PSDB,  Democratas e  PPS e defendessem seu candidato impatriótico, vendilhão, neoliberal, elitista, mentiroso que, como seu mestre FHC, nega o passado de lutas para se vender ao imperialismo e entregar nossos bens públicos. Mas não, esses cristãos de meia tigela usam as igrejas para caluniar e destruir o único projeto que pode ajudar o Brasil a se desenvolver. Cheguei a escutar numa igrejola aqui perto de onde moro uma pessoa orando aos gritos pedindo que o “comunismo” não tome conta do Brasil com a eleição de Dilma. Inacreditável. Tudo com o apoio do mercenário José Serra.
Tudo isso, Rozinha,  lembra-me do pastor,  que amargurado com uma crise que vivia na sua comunidade e na sua família, procurou humildemente o seu bispo para confessar todo o seu sofrimento e dor, confiante na  lealdade pastoral do diocesano, com o objetivo de pedir ajuda e solidariedade para salvar seu casamento. O pastor foi absolutamente honesto na abertura de seu coração. O bispo, demagogicamente, prometeu-lhe todo o apoio e cuidado humano de que necessitasse. Após momento de espiritualidade o pastor viajou para a cidade onde pastoreava sua comunidade, confiante e confortado com as palavras e promessas de seu “bispo”. Que surpresa. Chegado à cidade soube que o dito bispo promovera boataria entre os mais aquinhoados da paróquia atendida pelo pastor e em 24 horas o tal estivera na cidade para promover perseguição e fofocas contra quem tanto confiara em suas palavras e promessas. Não preciso dizer que o bispo e mais alguns seus serviçais não se apiedaram do pastor e destruíram seu casamento e o afastaram de sua filha nenezinho e de sua família, sem dó nem piedade. O pastor entrou em depressão enquanto uma onda de fofocas promovida pelo bispo e por uma central de boatos que contou com apoio de conservadores na cidade e na paróquia, impiedosamente, como uma tempestade, destruíram a reputação do religioso e do cidadão. O pastor perdeu o contato com a família, emprego, moradia e passou fome, adoeceu, sem a menor solidariedade por parte de quem deveria ajudar, perdoar e curar.
Quando vejo  o terrorismo que muitos ditos religiosos fazem contra Dilma e Lula, lembro-me desse fato. Essa gente não tem coração. O meu amigo teólogo e pastor Zwinglio Dias dizia que a “Santa” Inquisição não morreu. Ela atua nas igrejas católicas conservadoras e nas evangélicas reacionárias, também. O pastor Caio Fábio, que passou horrores, disse que as igrejas precisam de uma nova reforma. É, pois é... Será que têm salvação?
É isso, minha querida amiga. Preocupo-me muito com isso e sinto muita vergonha de ver o que tais cristãos fazem, deixando a dever para o diabo que dizem combater.
Espero que estejas bem como mãe e professora.
Deus te abençoe sempre. Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato