Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

segunda-feira

Por uma Palestina livre

Porto Alegre se prepara para receber Fórum Social Mundial Palestina Livre em novembro       
Entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro, a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no Brasil, sediará o Fórum Social Mundial Palestina Livre. O evento reunirá ativistas e organizações sociais de várias partes do mundo para trocar experiências e prestar solidariedade ao povo palestino na luta por liberdade e justiça.


As atividades do Fórum terão como base cinco eixos temáticos: autodeterminação e direito de retorno; direitos humanos, direito internacional e julgamento de criminosos de guerra; estratégias de luta e solidariedade – boicote, desinvestimento e sanções (BDS) contra Israel como um exemplo; por um mundo sem muros, bloqueios, discriminação racista e patriarcado; e resistência popular palestina e apoio dos movimentos sociais.

A programação contempla conferências, atividades autogestionadas, apresentações culturais e mobilizações em solidariedade à Palestina. Destaque para uma marcha prevista para ocorrer às 17h do dia 29 de novembro em Porto Alegre em apoio à causa palestina. Segundo informações do sítio eletrônico do Fórum, o evento recebeu a inscrição de 158 atividades autogestionadas, sendo 29 artísticas.

OFórum Social Mundial Palestina Livre tem ainda o objetivo de ir além das discussões e traçar estratégias e ações a fim de assegurar a autodeterminação da Palestina, a criação de um Estado Palestino, e a garantia dos direitos humanos e do direito internacional.

"Os povos do mundo se reunirão para discutir novas visões e ações efetivas para contribuir com a justiça e a paz na região. A participação nesse Fórum deve reforçar estruturalmente a solidariedade com a Palestina; promover ações para implementar os direitos legítimos dos palestinos e tornar Israel e seus aliados imputáveis pela lei internacional”, destaca documento de convocatória para o Fórum.

A realização da atividade no Brasil mostra a solidariedade do país para com o povo palestino. Além disso, tem uma referência simbólica, já que foi onde aconteceu o primeiro Fórum Social Mundial, em 2001. Outra questão, segundo a organização do Fórum, é que justamente no dia 29 de novembro completará 65 anos da partilha da Palestina, ocorrida em uma sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) presidida pelo Brasil. O Fórum será a oportunidade de o Brasil e outros países mostrarem solidariedade ao povo palestino e debater outras estratégias de justiça e paz na região.

De acordo com Documento de Referência do Fórum, o povo palestino só conseguirá exercer o direito à autodeterminação quando Israel: desocupar e descolonizar as terras árabes ocupadas em 1967 e destruir o muro do apartheid, acabar com o regime de apartheid e reconhecer o direito de igualdade de cidadãos palestinos em Israel, e reconhecer o direito dos refugiados palestinos de retorno às casas de onde foram expropriados.

Para mais informações, acesse: http://www.wsfpalestine.net/

Autor: Karol Assunção
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato