Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

NOVO BLOG ECUMÊNICO

Infelizmente nosso blog REVISTA ECUMENISMO LIBERTADOR foi brutalmente atacado por virus, por isso tivemos que removê-lo. Mas conteremos com esse blog, que já existia com outros objetivos, para travarmos debates em torno dos mesmos objetivos do blog com o nome acima mencionado. Destaque-se que as questões sociais e políticas que aqui enfrentaremos nem sempre serão desde certa ótica de um ecumenismo oficial e institucional. Mas prouraremos naquele ecumenismo os pontos de toque com este, sobretudo no que se refere ao reforço unificador das lutas de nosso povo.
Na nossa luta encontramos pastores, padres, irmãos, irmãos, caciques, pagés, pais e mães de santos, médius etc. Outra noite encontrei dois pastores pentecostais ativamente participantes do movimento Hip Hop. Conversei com eles e me impressionei com o nível de conhecimento que têm do movimento Hup Hop e das enormes discriminações que sofre nos meios sociais tradicionais. No ano passado fui a uma missa católica romana e ouvi o padre, em sua humilia, citar informações do Dia do Trabalhador do Jornal Classe Operária do PCdoB. Num noticiário de TV vi um pastor metodista se pronunciar em defesa dos indígenas de Dourados - MS. Num acampamento de indígenas, de famílias que aguardavam receber dos governos estadual e municipal suas casas, numa missa, o padre deu oportunidade a três pessoas contarem suas experiências vivenviadas numa plenária do Partido Comunista do Brasil.
Noutras palavras, nossa análise procura captar as experiências dos mulitantes que lutam para transformar essa sociedade de trabalhadores/as oprimidos/as em uma sociedade mais justa e, ao mesmo tempo ou em virtude dessa militância, aprofundar sua fé. E sua luta se dá no ampo prático, onde estão exatamente o povo que sofre mas que luta. Cremos que é esse o lugar privilegiado de Jesus.
Mas nossa análise prática libertadora ecumênica procura olhar o Brasil como um todo, partícipe de uma América Latinina que luta por libertação. Nesse sentido nos enchemos de esperança. O povo avança cada vez mais em novas conquistas objetivas de solução dos grandes problemas gerados pelo neoliberalismo e pela entrega de nosso País ao imperialismo. A mesma esperança se percebe em vários Países irmãos Latino Americanos.
Nesse contexto se redezenha o conceito de ministério, de prática cristã, de episcopado etc.
De modo que contamos com a mesma atenção e participação provindos de todo o Brasil e da América Latina com que contávamos em nossa página REVISTA ECUMENISMO LIBERTADOR .

Abraços fraternos para todos,
Pe. Orvandil M. Barbosa.

Fale conosoco: padreorvandil@ibest.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato