Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

segunda-feira

Um evangélico pentecostal desmascara os fundamentalistas






Querido irmão Ricardo Lemos Fonseca

Estudas na mesma Faculdade onde leciono em curso do qual não sou professor. Na última sexta-feira me comoveste com teu gesto em me cumprimentar por me reconheceres das redes sociais.

Tuas palavras me comoveram. Disseste-me: “Estou orando para que Deus me indique em quem votar para Presidente”. Conversamos sobre esse teu cívico e patriótico interesse e prometemos continuar nossa reflexão. Depois me escreveste o que segue abaixo, que posto como elaboraste, sem retoques. 

"Dom Orvandil Moreira Barbosa sou evangélico, mas me envergonho e me enojo com tantos ícones do meio evangélico alienando os irmãos, demonizando a esquerda, os doutrinando politicamente fazendo-os na grande maioria eleitores da direita.Na minha cidade vivemos um período de 12 anos de má gestão do prefeito,que aqui não fazia nada para os pobre, nem para a cidade, do segundo para o terceiro mandato ele perdeu entrou um prefeito petista que fez uma revolução na cidade com uma gestão excepcional. Mesmo assim ele perdeu a eleição para o mesmo prefeito.Foram descobrir era a comunidade evangélica que estava colando aquela pedra de tropeço no nosso caminho,então inteligentemente,na eleição seguinte o Pt colocou um candidato evangélico na disputa e aí sim ele ganhou por uma pequena margem de voto que o candidato evangélico puxou do ex-prefeito. Éstou muito decepcionado percebendo que o evangelho do Senhor Jesus Cristo virou arma de alienação nas mãos destes lobos como Silas Malafaia e Marcos Feliciano.Gostaria de saber do senhor que é um experiente militante como lidar com essa situação, como desarticular esses loobystas disfarçados de pastores. Qual a melhor estratégia pra gente lidar com essa situação.Sem mais, abraços e conto com a sua opinião."

Permite-me, Ricardo, que respeitosamente separe o joio do trigo em teu maravilhoso testemunho: 1. Reconheces as picaretagens praticadas por boa parte de evangélicos, que nada fizeram pela democracia, pelo contrário, colaboraram de modo bandido com os golpes antidemocráticos e alguns até ajudaram a torturar e a matar presos políticos, como denuncio reiteradamente neste blog. Pior, eles não se arrependeram, não fizeram autocrítica, não se corrigiram. Continuam a serem lobos vorazes contra quem realmente lutou e luta pela justiça social. Mas eles são solertes, ativos nos bastidores para prejudicar as pessoas em forma de “deduragem”. Não são corajosos para fazer o santo debate de cara limpa, como bem mostra teu texto. São autoritários e donos da verdade. Durante as campanhas eleitorais imoralmente correm em busca de candidatos endinheirados a quem se propõem vender os votos de suas ovelhas domesticadas e cegamente obedientes. Geralmente encontram patrocinadores para suas irresponsabilidades cívicas no campo da direita neoliberal e vendilhã do País. Isso não os incomoda, desde que encham as burras de dinheiro. Pressionam seus candidatos a fazerem discursos conservadores e homofóbicos, coisa fácil para os de direita, a quem se aliam. 2. Mostras em teu testemunho que há evangélicos honrados, sérios e críticos ao ponto de perceberem as falcatruas dos estrelões, cujos alguns nomes corretamente listaste. Mas a lista é bem maior, sem esquecer o assassino intencional da Presidenta Dilma, o lobo Daniel Vieira.

Eu também conheço evangélicos honrados e militantes sociais, dignos de ser imitados. Estes realmente lutam por mudanças políticas profundas em nosso País. Conheço vários pela América Latina, que inclusive lutaram de armas nas mãos contra o imperialismo e a opressão imposta pelas oligarquias dominantes. Em Cuba a maioria das igrejas evangélicas pentecostais apoia o regime socialista, bem diferente de evangélicos cegos e mal informados daqui, muitos de má fé e aliados da direita. Lá, os cristãos são respeitados pelas autoridades cubanas. Seus membros, inclusive, participam do Partido Comunista Cubano, sem nenhuma crise e sem nenhum peso de consciência, como querem ignorantemente fazer crer os lobos daqui. Por serem militantes e não eleitores casuais, aqueles evangélicos sabem, porque são educados politicamente, dos males do capitalismo e das ameaças para o mundo que representa o imperialismo e sua doutrina neoliberal. 

Penso, querido Ricardo, que a melhor tática para desarticular essa catrefa lobista, esse lixo do universo, é abordar teus irmãos com respeito, humildade, mas com determinação e com eles refletir sobre o que era o Brasil governado pelo oligarquia colonial até 2001 e quais as possibilidades apontadas a partir de 2002. É preciso informar-te minimamente de dados oficiais e incontestáveis que mostrem as diferenças de projetos sociais e de investimentos em defesa dos direitos sociais de nosso povo. Abaixo posto um vídeo que mostra, por exemplo, um documentário sobre o programa “Mais Médicos” do Governo Federal. Não dá para imaginar que esse programa seja propaganda socialista porque é produção do Globo Rural. 

Por fim, é preciso entender que no Brasil não existe governo petista. O Governo da Presidenta Dilma é uma coalizão que vai da esquerda, passando pelo centro até à direita. Não há espaço nesse molde político para a revolução. Esse governo não é revolucionário, como propagandeia malandramente a direita, no seu desejo de retornar para acabar com os programas sociais e vender o Brasil para salvar a economia decadente dos Estados Unidos e da Europa, eixos imperialistas. 

O próprio PT não é revolucionário. Esse partido conta com correntes revolucionárias em seu seio, mas também integra setores de direita. A direita caluniosa, seguindo a mesma tática dos fascistas que derrubaram Jango, mente e injuria ameaçando a sociedade com fantasmas vermelhas que tomarão o Brasil.

Porém, não há caminho para avançar senão esse que se apresenta através da reeleição da Presidenta Dilma. Ela assume mais Estado para investir no desenvolvimento social com distribuição de renda. O povo deve reeleger a Presidenta Dilma para depois retornar às ruas para pressionar o governo, o Congresso Nacional e o judiciário por reformas profundas. As pressões devem forçar o governo a vir mais para o campo social e isolar a direita oportunista e golpista. O deus dinheiro dos evangélicos fundamentalistas deve ser mandado para o inferno e seus pastores aprenderem a trabalhar. 

Temos que mexer no problema fundiário deste País, entregue a ladrões de terras, assassinos de indígenas e malfeitores ecológicos. Temos que tocar nos problemas urbanos, cruciais para a mobilidade social, virada inferno e jamais sentido por pastores picaretas que andam de jatinhos e helicópteros que aterrissam em terraços de igrejas. Há necessidade de reforma do sistema de  segurança, virada antro de corrupção e banditismo. Enfim, Ricardo, antes do socialismo temos muito para avançar e acumular apoio do povo, que deve ser educado para isso. Eleições assim como acontecem no Brasil são insuficientes e afeitas a muita sujeira. A sociedade clama por reforma política que inspire e integre a participação do povo como sujeito do processo e não como massa de manobra, como acontece atualmente.

Escreve, sempre, meu irmão. Com evangélicos de tua qualidade tenho o maior prazer de dialogar.

Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.
Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano, lutando pelos caminhos possíveis.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato