Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quarta-feira

No Paraguai os indígenas são chacinados e aqui no Brasil, no MS, que nome se dá ao que fazem contra eles?


5 DE JUNHO DE 2013 

ONU ressalta insuficiência de direitos indígenas no Paraguai



A Organização das Nações Unidas (ONU) instou o governo do Paraguai a terminar com a marginalização, a discriminação e a desigualdade social, especialmente no caso dos povos indígenas. As declarações foram feitas durante uma reunião nesta terça-feira (4), na sede da organização em Assunção, capital do país, onde se analisaram os numerosos desafios e críticas ao Executivo de Federico Franco, feitas pelos grupos autóctones da nação guarani.


Jorge Saenz/AP Photo
Indígenas no Paraguai
Homens da nação indígena Maca em dia de comemorações pelo "Dia Internacional dos Indígenas Americanos", na região de Assunção, Paraguai, em 2011.

Ao intervir nas deliberações, a assessora de direitos humanos da representação da Organização, Liliana Valiña, explicou a necessidade de atuação imediata do país contra a discriminação existente.

Liliana pontuou que o Estado tem que tomar ações enérgicas para lograr o respeito aos direitos dos povos indígenas e garantir que sejam uma realidade as resoluções nesta direção. Ela defendeu os direitos dos nativos e recordou que têm a capacidade de participar em projetos que trarão benefícios para o país. 

“A ONU solicita ao Paraguai a criação de medidas que assegurem a plena participação dos povos indígenas na tomada de decisões políticas, econômicas e sociais e, acima de tudo, no marco da criação de políticas públicas”, ressaltou Liliana.

Durante a reunião assinalou-se que no Paraguai existem 20 povos indígenas cujas principais reivindicações estão relacionadas com a marginalização em que vivem, com o acesso à terra e a pouca participação na tomada de decisões políticas. Outra demanda, emitida pela agência IP Paraguai, foi a de oportunidades suficientes para debater o orçamento do Instituto Paraguaio do Indígena (Indi).

A assessora da representação da ONU indicou que o Paraguai já foi objeto de recomendações a nível internacional para proteger os direitos indígenas e ressaltou a importância do trabalho com esses povos para melhorar a sua qualidade de vida.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato