Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

Policial denuncia causas, consequências e planos graves da violência em São Paulo




Todos os dias o policial civil Roberto* faz uma prece silenciosa para que ele e a sua família não se tornem as próximas vítimas da onda de violência que aflige o Estado de São Paulo. Desde o início do ano, pelo menos 90 policiais já perderam a vida. Desse total, apenas três estavam em serviço. "Eu não estou aguentando mais. Estou com um peso nos ombros, não vejo alternativas surtindo efeito, não vejo melhora. Não tenho com quem conversar, não temos acompanhamento psicológico. Se falar para a minha família, vou deixá-los ainda mais preocupados", desabafou o morador do litoral paulista.


Casado e pai de três filhos, Roberto tem mais de 25 anos de carreira, mas não esconde que a angústia e a insegurança têm o acompanhado nos últimos meses. "Agora, devido a ousadia e a crueldade dos ataques, e ao fato de vivermos em um Big Brother, tudo isso vazou, mas isso (as mortes de policiais) acontece há muito tempo. O governo de São Paulo (PSDB) sempre jogava para debaixo do tapete e colocava a moral do policial em xeque", criticou.
Roberto sabe muito bem as consequências de se tornar parte das estatísticas. Em 2006, perdeu um amigo policial nos ataques ocorridos em maio, quando 493 pessoas foram mortas, entre elas, pelo menos 43 agentes públicos. "Ele era uma pessoa íntegra, um policial exemplar. Até hoje a família dele não recebeu o seguro, porque ele estava de folga. Para o governo, o policial só é policial no horário de serviço", disse.

Na época, a maior parte dos atentados foi promovida pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). E novamente a facção criminosa estaria por trás da onda de violência. Na visão de Roberto, desta vez o PCC tem utilizado a tática de guerrilha, que usa artifícios como emboscadas, sabotagens e ataques com extrema mobilidade, ou ações não convencionais, para debilitar moral e psicologicamente o adversário e derrotá-lo, como os vietcongues fizeram contra os Estados Unidos na Guerra do Vietnã (na época, eles tiraram proveito de seu conhecimento na selva vietnamita e usaram túneis como arma-secreta para derrotar o poderio bélico norte-americano). "Da mesma forma, o PCC evita confrontos, aposta em fatos isolados, em atacar os policiais em seu horário de folga porque isso não faz o governo dar uma resposta imediata. E, assim, enfraquece a organização policial e causa pânico na população", analisou, salientando que o grupo está extremamente organizado.
O policial contou que há informações de que a facção quer se tornar realmente uma força política. "Eles já patrocinam políticos de partidos menores", afirmou. Segundo Roberto, há uma espécie de "assistência social" para as famílias dos presos que fazem parte da facção, fornecendo dinheiro e itens de necessidade aos parentes. Além disso, eles contam com o trabalho de advogados renomados e, recentemente, começaram a investir na "intelectualidade" do grupo. "Eles apostam em crianças e jovens inteligentes e dão educação a eles, para então torná-los advogados e até mesmo juízes". Dessa forma, o grupo garantiria influência no poder judiciário brasileiro. "A coisa é muito mais profunda do que se imagina", completou.

*O nome foi trocado a pedido do entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato