Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

Católica Carismática nomeia bispo e instala diocese na Capital

A matéria abaixo é veiculada pelo jornal eletrônico Midiamax News aqui de Campo Grande - MS. Apesar de erros na deficiência da coleta jornalística, a metéria é parte de uma entrevista feita por telefone e completada pessoalmente com infromações passadas por esse entrevistado. A matéria serve para mostrar a prepotência, os preconceitos e a ignorância de D. Vitório, Arcebispo de Campo Grande. Evidentetemente não aceitarei o nível no qual ele se coloca, rebaixando a convivência entre irmãos e cristãos. Pelo contrário, disponiblizo-me ao diálogo e à paz, valores efetivamente mais cristãos dos que o surrado e medieval termo "excomunhão" e a atitude autoritária, anti-ecumênica, anti-ética e anti-social de negar cristianismo à igreja dos outros. Quando eu retornar de Belém procurarei agendar um encontro com Dom Vitório, no esforço de relação ecumênica e de reforço da luta de nosso povo por mais justiça, dignidade e qualidade de vida.



25/07/2008 17:04

Paulo Xavier
Reginaldo Coelho
A Igreja Católica Carismática sagra bispo e instala diocese em Campo Grande, fato que de imediato provocou reação imediata da arquidiocese da Capital. Em nota publicada na imprensa, o arcebispo Dom Vitório Pavanello adverte os fiéis católicos de que o simples ato de participar dos rituais da nova denominação incorre em excomunhão imediata da Igreja Católica Romana.
O bispo da Católica Carismática, Orvandil Moreira Barbosa, será sagrado neste domingo (27) em Belém do Pará e retorna a Campo Grande no dia 29, terça-feira, para assumir suas funções na Diocese Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cuja sede está instalada na casa de uma fiel, no bairro Jardim Ieda. A cerimônia de posse de Orvandil acontece no conjunto popular Tarsila do Amaral, onde há um acampamento de sem-teto.
A Igreja Católica Carismática surgiu há 40 anos na cidade de Belém do Pará através de um grupo de leigos católicos que se disseram preocupados com a falta de ministros religiosos. Em Mato Grosso do Sul, ela é nova e possui duas comunidades: uma localizada no Jardim Ieda e outra no Cristo Redentor. Orvandil vai liderar 10 padres e "uns mil fiéis", calcula.
O religioso relata que sua relação com a igreja começou aos quatros anos de idade, quando assistiu ao casamento do pai e da mãe. Depois desse momento, viu-se voltado para o sacerdócio. Entrou para o seminário da Igreja Católica Romana, porém a imposição do celibato fez com que ele desistisse de se ordenar padre católico. Em 1972, tornou-se padre da Igreja Anglicana que permite o casamento. No mesmo ano, casou-se e, mais tarde, teve três filhos.
Em 2004, Orvandil abandonou a Igreja Anglicana e ficou até o início do ano sem uma denominação. Foi, então, que conheceu a Igreja Católica Carismática de Belém e recebeu o convite para integrar o clero. Seu currículo ajudou, Orvandil participou de movimentos pela democracia durante a ditadura militar e é ligado à teologia da libertação, que une a religião a questões políticas. Os representantes da igreja perguntaram se ele estava interessado em expandi-la para o Centro-Oeste e o padre acabou aceitando.
De acordo com o padre Orvandil, a Igreja Católica Carismática tem os mesmos ritos e doutrinas da Igreja Católica, além de reconhecer o Papa como líder espiritual máximo. Ele acredita que a vinda da Igreja Católica Carismática é “uma tremenda novidade para o Estado, nós somos padres casados, buscamos qualidade de vida”.
O bispo Dom Vitório Pavanello voltou a advertir os fiéis católicos em mensagem transmitida por sua assessoria. Disse que “não há nenhuma unidade entre essa igreja e a Igreja Católica, a intenção deles é confundir as pessoas, em uma região só pode existir um bispo, e na região de Campo Grande, o bispo é o Dom Vitório, somente o Papa pode nomear outro bispo”.
Ao ser questionado sobre a posição da Igreja Católica Romana, o futuro Bispo Orvandil disse que não quer alimentar polêmica e pretende fazer uma visita a Dom Vitório, após a sua ordenação em Belém. “Devemos nos unir nas questões do povo, lutar pela salvação do planeta”, afirma.
Fale conosco: padreorvandil@ibest.com.br (067 - 9216-7465).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato