Qui, 18 Out, 12h04
Nova York, 17 out (EFE).- A polêmica escultura de chocolate de Jesus Cristo nu, do artista canadense Cosimo Cavallaro, será exibida numa galeria de arte de Nova York, depois de outra galeria cancelar a mostra cedendo a protestos de grupos católicos e ameaças de morte ao escultor.
Os diretores da galeria de arte The Proposition, na ilha de Manhattan, anunciaram nesta quarta-feira que de 27 de outubro a 24 de novembro exibirão em sua galeria nove esculturas de chocolate de Cavallaro. O título da mostra será "Cholocate Saints... Sweet Jesus" ("Santos de chocolate... Doce Jesus"), e ela inclui a polêmica escultura.
O Cristo de Cavallaro, uma escultura intitulada "My Sweet Lord" ("Meu Doce Senhor"), seria exibida na última Semana Santa, na Galeria Roger Smith Lab. Mas a exposição foi cancelada devido aos protestos da Liga Católica para a Religião e os Direitos Civis e de outros grupos católicos. Eles se queixavam de que a figura não tinha roupas.
O artista canadense chegou a receber ameaças de morte de católicos radicais.
A figura de Jesus crucificado está suspensa no ar e é feita de chocolate, mas parece de bronze, como se vê nas fotografias no site da Proposition.
A galeria de arte diz que Cavallaro foi coroinha na infância. Ele questiona alguns preceitos da Igreja Católica, mas sempre gostou de participar da eucaristia.
"Recordando a qualidade místico-transcendental e rajadas de memória associadas com a hóstia, lembra o ritual de êxtase de sua própria experiência com o chocolate", acrescentou o comunicado da galeria.
A mostra é dedicada "à crença, ao espírito humano e à alegria dos sentidos" e promete ser "provocante e talvez um pouco sacrílega", além de fazer a delícia dos amantes do chocolate.
Em 1999, o então prefeito da cidade de Nova York, Rudolph Giuliani, ameaçou retirar a subvenção do Museu de Arte de Brooklyn, que exibia um quadro de uma Virgem Maria negra salpicada com excrementos de elefante e recortes de revistas pornográficas.
EFE bj mf SOC:SOCIEDADE-SAUDE,RELIGIOES
Contate conosco: padreorvandil@ibest.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 10 postagens mais acessadas
-
“Deixe a Cúria, Pedro” de D. Pedro Casaldaliga 02/03/2013 Deixa a cúria, Pedro! Pedro Casaldáliga...
-
Estudo divulgado hoje pelas agências de notícias informa que a crise econômica arrastou milhões de franceses para a faixa de pobrez...
-
Ao tomar posse hoje à tarde na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o arcebispo Dom Orani João Tempesta, de 58 anos, chegou anunciando o diálogo,...
-
Professor Reginaldo - diretor da Escola Municipal Alessandro Miguel Dom Orvandil Moreira Barbosa, parabéns pelos artigos e comentários cont...
-
Orvandil Moreira Barbosa* Existe liberdade? Nesta terça-feira, dia 28, participei, no Centro Cultural “Cara Vídeo”, de mais uma apresentação...
-
22/04/2009 da BBC O Brasil vem se transformando na última década em uma potência regional única, ao se tornar uma sólida democracia de livre...
-
Mané de Oliveira pai do comentarista esportivo Valério Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.