Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

O que os grãos integrais podem fazer pelo seu corpo

Qui, 25 Out, 01h50
Por Equipe AE

São Paulo, 25 (AE) - O café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que é ela que liga os motores do organismo. Para ser equilibrada, é essencial a presença de grãos integrais, presentes em alguns cereais industrializados, que fornecem quantidades moderadas de energia (calorias) e quantidades significativas dos nutrientes essenciais para a saúde.
A diferença entre o cereal moído ou refinado e o cereal integral é que no primeiro, a maior parte do valor nutricional é perdida, pois o farelo e o gérmen são retirados durante o processo de refinação. Já o cereal integral inclui todas as partes do grão, inclusive o farelo e o gérmen. Cada componente do cereal tem seu valor nutricional, mas é a combinação de todos que potencializa os benefícios à saúde. Observe nas embalagens que contêm cereais, se estão na forma integral:
- Amaranto: contém alto teor de proteína.
- Cevada: contribui na redução do colesterol.
- Trigo-mouro: contém alto nível de rutina, um antioxidante que ajuda a prevenir o depósito de colesterol nos vasos sanguíneos.
- Bulgur: possui alto percentual de fibras.
- Milho: tem o nível mais alto de antioxidantes entre todos os grãos, quase o dobro das maçãs. O termo antioxidante denomina a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.
- Kamut: tem níveis de proteína e vitamina E mais altos do que o trigo comum.
- Painço: é freqüentemente servido tostado para acentuar seu sabor discreto.
- Aveias: como a cevada, as aveias contêm betaglucano nutriente eficaz na redução do colesterol. Recentes pesquisas relatam que aveias também contêm antioxidantes, que protegem os vasos sanguíneos.
- Quinua: contém a gama completa de aminoácidos essenciais à nutrição humana.
- Arroz: contém vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. É um cereal muito facilmente digerido.
- Centeio: promove uma sensação rápida e duradoura de saciedade devido ao alto nível de fibras, sendo assim uma boa escolha para quem deseja perder peso.
- Spelt: é mais rico em proteínas que o trigo comum.
- Teff: é rico em ferro e cálcio.
- Triticale: a biodisponibilidade de proteínas do triticale é mais alta que a do trigo e ligeiramente mais alta que a da soja.
- Trigo: principal cereal devido ao seu alto conteúdo de glúten. O trigo colabora na eliminação de toxinas.
- Arroz selvagem ou zizane: tem o dobro de proteínas e fibras que o arroz integral, mas é menos completo, pois possui menos ferro e cálcio.

(Fonte: Departamento de nutrição da Nestlé, com base em estudos do Whole Grains Council)
Contate conosco: padreorvandil@ibest.com.br

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

Curta e compartilhe

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato