Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

segunda-feira

História e riscos reais de golpe através do judiciário




Prezado Prof. José Henrique


No ano passado tiveste boa participação numa das ditas reuniões pedagógicas numa das faculdades onde ambos trabalhamos. Enfrentaste a irresponsabilidade de quem falava e dizia que há professores que maltratam os coitadinhos dos alunos, sendo que estes consideram a educação um produto que compram pagando no caixa para que os funcionários da loja – a faculdade – no caso os professores, façam suas vontades rasas de passar e chegar até aos diplomas sem estudar. Nesse “sem estudar” inclui-se falta de leitura séria, de pesquisa e compreensão responsável da realidade. 


Foste corajoso ao dizer ao que falava que esse professor eras tu e que essas pessoas sobre quem ele falava eram teus alunos. A pessoa que falava à frente da tal reunião “pedagógica” dirigia-se a um auditório de professores fazendo acusações indiretas sem mencionar nomes, como sempre, com o objetivo de intimidar, de ameaçar de demissão, sem base em filosofia da educação alguma para ajudar a corrigir rumos e avançar.

Em tua fala confessaste que como promotor de justiça naturalmente te vês na condição de pessoa arrogante. Chamou-me a atenção essa confissão sobre a arrogância e prepotência, natural ao pessoal da justiça, como deste a entender.


Cumprimentei-te ao final da reunião. Tua coragem me é importante. Porém outro dia, demonstrando tua prepotência, que segundo tua própria definição é vício da profissão, me perguntaste se sou petista e se acho que Dirceu, Genoíno, Delúbio e outros são inocentes. Respondi-te que não sou filiado a nenhum partido, mas que avalio que os nomes mencionados são inocentes e que o aludido mensalão é uma farsa. Deste uma gargalhada insinuando que sou bobo e ingênuo em acreditar na inocência dos “mensaleiros”.


Gosto de ti por tua autenticidade. Creio que as pessoas autênticas e sinceras são mal vistas e temidas pelos superficiais e caçadores de níqueis, geralmente conservadores ou de consciências atrofiadas. 


Apesar de gostar de ti percebo teu equívoco com relação ao judiciário, para ti, parece-me, uma verdadeira religião e intocável. Não sou solitário ao analisar a história das injustiças praticadas pelo judiciário, principalmente pelo Supremo Tribunal Federal, verdadeiro antro da política de direita e das relações de alguns de seus ministros com os piores marginais neoliberais e empulhadores da República, como é o caso de Gilmar Mendes com José Serra, com Fernando Henrique Cardoso e com Daniel Dantas, com cujo seu advogado a esposa dele trabalha e de Joaquim Barbosa com a Globo e com Aécio Neves.  


A Folha de São Paulo, um jornal a serviço da direita brasileira, hoje publica um artigo de Ricardo Melo,  surpreendente pelo tom de crítica à Joaquim Barbosa. Ricardo põe o dedo na ferida ao considerar Joaquim Barbosa um ditador a serviço do golpe e subjugando a justiça brasileira à mesquinharia da direita golpista como aconteceu em Honduras na derrubada do presidente constitucional Zelaya e no Paraguai com a cassação do presidente Lugo. Até mesmo no Brasil o STF já cometeu crimes contra a democracia quando permitiu a instauração do plebiscito para enfraquecer João Goulart, antes disso apoiou a ditadura Vargas de mandar Olga Benário para as fornalhas de Adolfo Hitler e calou-se perante as atrocidades da ditadura militar e da roubalheira privatista promovida por FHC. Em outras instâncias a justiça em 2013 preferiu  proteger os ricos no projeto de recolher impostos de quem mais pode pagar para ajudar as políticas públicas em favor dos pobres em São Paulo. 


Sugiro-te que acesses aqui o artigo de Ricardo Melo na Folha para ler sua excelente contribuição para a compreensão dos movimentos de ameaça à democracia que o STF faz e, principalmente, de seu algoz e traidor da justiça social, Joaquim Barbosa.


Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.

Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato