Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Tendência de desqualificação e destruição do outro






Querido amigo Alex

Impressiono-me com a doentia forma de lidar com as pessoas que pensam diferentes e que formulam compreensão oposta da realidade vista por determinada pessoa. 

Nas redes sociais move-se verdadeiro incêndio devorador, principalmente de parte da direita, que se move com ódio contra progressistas e pessoas que esposam posições de esquerda. De modo grosseiro não debatem ideias nem programas, mas atacam pessoas, caluniando-as, ressaltando até possíveis fragilidades físicas em seus algozes.  Um exemplo chocante pelo baixo nível ético profissional de médicos de direita que expunham cartazes contra a chegada de colegas estrangeiros, principalmente cubanos e desejam a morte do ministro da saúde, Alexandre Padilha, falavam mal de Lula debochando da falta de um dos dedos de sua mãe esquerda. 

Por aí se vê a que ponto chega a maldade de pessoas mal formados eticamente e em seu caráter. Como podem médicos criados para salvar vidas desejarem a morte de pessoa de que discordam e outros desfazerem de outro acentuando talvez uma de suas dores, a perda por acidente de um seus dedos?

É triste isso. Pessoas que não cultivam os potenciais da inteligência e do cérebro pelo estudo e pela educação substituem toda a riqueza racional do diálogo em torno de ideias, possibilitando crescimento e até mudança humilde de conceitos, para ressaltar-se, apesar da mediocridade de sua deformação, atacam com o objetivo de desconstruir o outro. 

Nessa semana vivenciei um triste dissabor com duas pessoas que me atacaram de modo brutal pelo Facebook. Uma de São Paulo e outra do Rio Grande do Sul “pesquisaram” meias verdades (portanto, mentiras) do meu passado no relacionamento pastoral e amistoso com o Bispo Isac Aço para tentar me rebaixar diante de milhares de pessoas que acessam essa rede. Da mesma maneira tentaram me misturar com a minha grande amiga, Psiquiatra e Poeta, Marcia Tigani de São José dos Campos – SP, objetivando nos desmerecer por nossa solidariedade com Dirceu, Genoino, Delúbio e Pizollato, em nossa avaliação injustiçados pela direita em condenações sem prova. A única maneira de barrar o abuso em marcha foi denunciá-los na polícia, cujo processo seguirá seu rumo, até porque ameaçaram a mim e a minha amiga Marcia Tigani de violência. 

Pessoalmente não desconheço o direito de discordância, desde que realizado com respeito, humildade e disposição de mudanças de visão em face da realidade, que é ou não é. 

Hoje numa aula de ética disse aos meus alunos que as pessoas quanto mais educadas, qualificadas e iluminadas teórica e praticamente mais se abrem ao diálogo e possibilitam o respeito aos diferentes. Quem agride, desqualifica e desrespeita o outro, podes observar, nunca abriram um livro para ler até o fim. Pensam-se superiores a todo o mundo e mais sábias dos que os mais preparados. São autoritárias, arrogantes e perigosas. Suas condutas são marcadas pelo puxa saquismo e pela traição.

Sugiro que cliques aqui para ler o depoimento do delegado titular da 15ª DP (Gávea), do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone, que rejeitou as investigações que apontavam Amarildo e seus familiares como traficantes de drogas. Isto é, os policiais indicavam que Amarildo era bandido, destruindo sua imagem e a de seus familiares, porque se negam a honestamente reconhecer seus erros ao torturar e matar um trabalhador honrado e comprometido com sua família. 

O desejo de destruir o outro pode assumir consequências mortais por parte dos mal preparados, com seus instintos pré-animalescos a conduzir condutas psicopatas e antissociais. Isso é muito típico da direita.

Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.
Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano.


As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

Curta e compartilhe

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato