Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

terça-feira

Direitistas e anjinhos assexuados são muito engraçadinhos




Admirável Josué


Meu amigo, imagino tuas dificuldades ao assumires a direção da marcha de teu povo depois que o velho e modelar líder envelheceu, caducou e morreu. Teu povo era uma amálgama, em dados mementos até mal cheirosa e chata, de retrocessos, infantilidade, conservadorismo, mas de esperança e lideranças nascentes importantes. Sempre que leio sobre tuas labutas na construção do espírito democrático e social do pensamento coletivo do povo encho-me de forças.


Pois é rapaz, aqui no Brasil, “mutati mutandi”, como gostava de dizer meu amigo prof. Miguel Montaña, vivencia-se rica experiência parecida com as de teu misturado povo. Nas manifestações de ruas há os que lutam honestamente na retomada da energia represada nos obstáculos da direita, dos reacionários e do imperialismo, de um Estado ainda travado pelo neoliberalismo excludente e de caráter elitista, como também há os sonhadores românticos que imaginam que aportamos à revolução socialista, assim de repente. Mas o pior espectro é a direita com fortes nuances fascistas e golpistas, como amplamente identificamos e denunciamos.


Há que se sublinhar que a direita envia seus brucutus delinquentes para o meio da galera, mas, na verdade, seu ninho é fora do seio popular, distante e inegavelmente contra o povo. Numa rápida análise percebe-se que a direita perdeu, mais uma vez, graças ao gênio do nosso povo e das lideranças com ele comprometidas.


Uma das derrotas da direita, depois de ofender os poderes da Repúbica e suas autoridades, de ameaçar matar a própria Presidenta Dilma, foi a anunciada decisão da primeira mandatária do País em fazer plebiscito para decidir a respeito de Constituinte específica para solucionar 5 problemas sérios em nosso País, segundo ela, que travam os avanços (econômico, político, educação, saúde e mobilidade social).


Bah rapaz, a direitona chia grosso, sapateia e ameaça. Coitadinha!


Para entender o que é direita é bom retomar alguns conceitos que já discuti aqui, mas como faz tempo, retorno. Direitistas são os que se opõem ao fortalecimento da democracia em todas as instâncias de um Estado forte, desenvolvimentista, investidor, facilitador e incentivador das organizações populares – em níveis municipal, estadual e federal – com os parlamentos e os judiciários, todos sensíveis e voltados para o povo. Direitistas são os que advogam mais mercado e menos Estado. Isso significa mais concentração econômica, política, de renda e excludente do povo. Esse modelo nunca deu certo em lugar algum. Até mesmo o sistema financeiro, com seu enorme poder de destruição e apodrecimento social, bate às portas do Estado quando seus interesses são ameaçados. O mercado produziu duas sangrentas e devastadoras guerras mundiais e extermina a democracia na Europa nesse momento. Aqui no Brasil encarregou-se por desossar e descarnar o Estado, vendendo os bens públicos em troca de privilégios dos concentradores de renda golpistas de sempre. Pior, fizeram as tais “reformas” aviltando os direitos do povo e enganado-o através de marketing mentiroso e enrolador da opinião pública, tudo com a inestimável colaboração da mídia que aí está, ainda. Direitistas são os que no Congresso Nacional travam todos os projetos de reforma que liberariam os direitos do povo. São os bobos que lá atuam perdendo tempo com discussões morais como casamento e cura gay, liberdade religiosa e outras jogadas moralistas que aliviam os ladrões do povo. São direitistas os que alegam que não há mais imperialismo – até bobagem grossa falam e escrevem ao se referir que quem pensa assim é do tempo da guerra fria – franqueando o lombo dos que articulam o golpe contra o povo aqui e em todo o mundo. São direitistas os “intelectualóides” de ocasião, que leem meia dúzia de clássicos ou correm no Google e no Wikepedia na hora dum debate para ler algumas informações e dizer que os que lutam e têm história de profunda fidelidade ao povo são atrasados, desinformados e outras bobagens. São direitistas os que preferem bispos, padres e pastores orando e rezando para que Deus faça o que nós devemos fazer para nos libertarmos das mazelas do capitalismo. Esse tipo de direitista gosta de missa e de culto onde não se fale a realidade. Quanto menos terra e gente melhor para esse tipo. Seguem o velho princípio que africanos e amazonenses conhecem bem: “ensinaram-me a ler a Bíblia e fechar os olhos para orar e ler, mas quando os levantei percebi que somente tinha as Bíblias, os nossos direitos e as nossas terras eles nos roubaram”.


Então, meu amigo e herói Josué, ontem a nossa Presidenta Dilma surpreendeu a Nação e o mundo propondo a Constituinte específica para aprofundar as mudanças, como te escrevi acima. Pronto, bastou para a direita de todos os matizes chorar e choramingar pelos cantos. Coitadinhos, hehehehe. Alegam que a Presidenta foi oportunista ao se aproveitar da onda mobilizadora que toma conta do País. Chorosos dizem que ela mente ao declarar que não aplicou dinheiro do orçamento nacional na Copa.


Percebes o golpismo até no choramingo dos energúmenos? Gritariam por sua mídia sem vergonha se a Presidenta nada fizesse. Gritam porque ela faz. Consegues entender esses “gênios” e “superdotados” de saber? Eu consigo: a direitona tentou intimidar e emparedar a Presidenta e enfraquecê-la para justificar o golpe, certamente já articulado com a embaixada dos Estados Unidos – aqui a direitona me acusa de voltar para o passado da ex guerra fria.


Na verdade, meu caro lutador Josué, os direitistas e os santos anjos assexuados politicamente, que planam sofismaticamente sobre a realidade, são muito engraçadinhos e tolos. Mas eles continuarão aí até a vitória final de nosso povo. Depois, como nos ensinou Jesus, será o momento de separar o joio do trigo e queimar no fogo ardente o primeiro, que para nada presta.


Abraços críticos e fraternos na  boa luta pela justiça e pela paz.
Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato