Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Sedução Moral



Correu pela imprensa ontem, sexta-feira, 03/04/2009, mesmo por essa imprensa venal, a chocante notícia sobre o trabalhador “castigado” por seus patrões, em São Paulo. Ele foi entrevistado por uma TV e apareceu chorando, queixando-se de humilhação ante seus colegas, ao ser forçado a passar o dia sentado em uma lata de tinta. Que barbaridade!

Porém, lamentavelmente, isso não é novidade. A sedução moral, como é o caso de nosso trabalhador da triste notícia, tem raízes na escravatura. É de lá que vêm os carrascos e bandidos que maltratam os trabalhadores, tanto a chicotadas como por ofensas morais e verbais. Eles são desumanos, frios e sem respeito. A vida humana de quem trabalha, de quem produz e de quem se gasta para gerar riquezas não merece a menor sensibilidade para esses brutamontes. Foi o que assistimos estarrecidos ontem em rede nacional. Vimos a filmagem da barbárie em tempos pós-modernos.

Dei assessoria a inúmeras empresas de proprietários e diretores que se queixavam da falta de motivação, de alegria e união dos trabalhadores nos vários departamentos de empresas, prefeituras, instituições e sindicatos. Interessante: geralmente quando se faz o diagnóstico para descobrir causas e potencialidades desvenda-se o assédio moral praticado pelos patrões e chefes. Eles não titubeiam em ofender com palavrões, malquerenças, com o jogar uns contra os outros com achincalhe. Aliás, esse tipo de comportamento opressor e enormemente desumano atua em empresas privadas, estatais, escolas, igrejas, sindicatos, outras entidades e instituições. Mais triste ainda é quando gente que se diz de esquerda humilha e oprime as pessoas. Já vi gente dita de esquerda ameaçar, gritar e humilhar, indo da fofoca rasteira e traiçoeira a atitudes fascistas de jogar uns contra os outros. Vi um desses pedindo a todos que jogassem um trabalhador na Sibéria. Na mente psicopata dele, Sibéria era obrigar a todos que não cumprimentassem aquele companheiro nem lhe dirigissem a palavra. Isso aconteceu para que o trabalhador se demitisse. Essa mesma figura diz que não é corajoso o suficiente para dependurar os trabalhadores num gancho ao sol para que sequem e morram ressequidos. Um outro, mas de direita mesmo, semelhante a esse “de esquerda”, defendia a lei do chicote, advogando que trabalhador não tem direito a nada, só a trabalhar e de cabeça baixa, sem falar, protestar, reivindicar e se confraternizar com os colegas. Outro discursava que o mais importante do que as pessoas era a empresa. Por isso demitia e castigava com facilidade. Um outro, apesar de ser trabalhador, era chefe de setor, que chegava na empresa às 4 horas da madrugada e saia à meia-noite, todos os dias, geralmente lamentando da vida, da falta de férias etc, não se fazia de rogado em perseguir e destruir seus próprios companheiros de classe, seus irmãos trabalhadores. Chegou ao ponto de jogar nas drogas alguns jovens, tal o nível de pressão que exercia em seu setor. Mas a empresa o mantinha há 30 anos porque ele ajudava a "aumentar a produtividade e os lucros". Que visão desumana e anti-social de empresa!

Ora, sabe-se que há o ódio de classe conduz mentes e corações dos patrões. Mas há patrões que desenvolvem profundo ódio de classe e práticas desumanas na realação com os trabalhadores. Essa experiência varre como praga nossa sociedade, desde empresas, instituições e famílias, no maltrato com seus trabalhadores domésticos. Essa desgraça tem sua teoria. O neoliberalismo pregou que a história terminara. Leia-se: que a luta de classes não existia mais, que o Estado deveria acabar e que o mercado regularia tudo. No que deu? O neoliberalismo fracassou redondamente, prejudicando principalmente os trabalhadores, que os poderosos tanto odeiam e temem. É preciso redobrar os esforços humanizadores agora nessa conjuntura de crise do capitalismo internacional. Aí os crimes de sedução moral tendem a aumentar. O nível de "loucura" aumenta e a inibição da perda de emprego, também.

Portanto, o assédio moral é uma praga enraizada. Ele pode se comparar a pedofilia, ao estupro, a tortura, a calúnia, injúria e difamação e a todos os crimes de lesa humanidade. Pode causar impotência, baixa-autoestima, destruição de casamentos, alcoolismo, depressão, ao machismo e outros males a ser varridos da sociedade.
Para solucionar tão grande chaga humana e social não basta ter pena de chefes, patrões e diretores chorões que brigam e empestam o ambiente dizendo que não almoçam há muito tempo, que não dormem direito, que não descansam nem tiram férias porque só trabalham e se dedicam à causa da instituição ou empresa. Isso é pura neurose, incompetência e ódio. Para combater essa praga há que se ter consciência humana e disposição de enfrentamento, inclusive em cada um de nós.

Para isso há que se fortalecer a Justiça do Trabalho e equipá-la com Juízes comprometidos e pessoal eticamente cortês com os trabalhadores. Nesse sentido há longo caminho a percorrer. Há que fortalecer os sindicatos de consciência que transcenda o corporativismo, qualificando a classe trabalhadora na sua condição de classe, cujo pensamento é coletivo e voltado para o social, para o universo de todos os trabalhadores. Cursos de liderança e equipe podem ajudar muito e transformar ambientes, podendo remover males crônicos que habitam mentes e corações de chefes despreparados e viciados. Realizei muitos por este país a fora.

Há longa mas profícua caminhada até atingirmos uma sociedade nova e justa, onde não haja mais lugares para os tais “capitães do mato”. Engravatados ou não, mas todos bandidos e violentos.

Abaixo a sedução moral!

Dom Orvandil: Bispo cabano, farrapo e quilombola.

1 comentários:

  1. Que absurdo! em pleno século XXI acontecendo um fato desses, isso prova que algumas pessoas que se dizem líderes,patrões ou encarregados ,usam de maldade os trabalhadores.Realmente, vc está certo, até parece que a escravidão não acabou ainda. e autilizam do poder que se dizem ter para humilhar pessoas dígnas, sofredoras e sem muita chance na vida, pessoas humanas, filhos de Deus que merecem toda honra, dignidade e respeito.´

    Dom Orvandil, parabéns, pelas palavras tão sábias e conscientizadores que proferiu em seu artigo sobre sedução moral . Realmente essa sociedade controladora , monopolizadora e capitalista em que vivemos está doente e precisa ser medicada. Sua ideia é ótima, já vi empresas que passaram a oferecerem um atendimento de excelencia , ministrando cursos de liderança, assim como os que você realiza. Assim há um aprendizado de liderança , desde os patrões até os trabalhadores, e todos lucram, melhorando sua qualidade no atendimento ,obtendo lucros maiores.E aberrações como escravidão de trabalhadores rurais em fazendas cercadas de jagunços e sedução moral passam a não acontecer.

    Parabéns, por expor seus pensamentos com tanta clareza e suas lutas com tanta convicção. Não sabia dos cursos de liderança que vc ministra , devem ser maravilhosos, esse tipo de curso me atraí muito, sempre visito blog de Alexandre Prates e Daniel Godri, agora é maravilhoso saber que vc também os ministra .Me orgulho muito de ter um amigo assim que pensa e quer só o melhor dos fracos e oprimidos e luta por todos. Mas, não permita que os outros o injusticem também. Vc deverá estar inteiro e cheio de forças, pq muitos dependem de vc. Beijos ! Professora Maria Aparecida Pires Mattos.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato