Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Iranianos dão sapatadas em caricaturas de Bush

26 DE DEZEMBRO DE 2008 - 19h10
Dezenas de pessoas participaram de um evento realizado nesta sexta-feira na capital do Irã, Teerã, durante o qual jogaram sapatos em caricaturas do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Iranianos mostraram apoio a jornalista iraquiano

Os manifestantes, entre eles mulheres usando o tradicional véu islâmico, realizaram o ato em solidariedade ao jornalista iraquiano Muntadar Al-Zaidi, que jogou seus sapatos em Bush durante uma coletiva em Bagdá no dia 14 deste mês.
Um membro da Guarda Islâmica iraniana, que se identificou apenas com o sobrenome Ghanati, resumiu a opinião de presentes ao evento.
“O jornalista que jogou seus sapatos em George Bush se despediu bem desse traidor”, disse. “Bush cometeu muitos atos de crueldade contra o povo do Iraque e de outros países.”
Muntadar Al-Zaidi foi preso depois de jogar seus sapatos no presidente americano e permanece detido.
As autoridades iraquianas anunciaram que ele deve ser julgado no dia 31 deste mês pelo crime de “agressão contra um chefe de Estado estrangeiro”.
Apesar de ter sido exaltado como herói em parte do mundo árabe, Muntadar Al-Zaidi, de 28 anos, pode ter de cumprir pena de prisão caso condenado pelo incidente do dia 14 de dezembro.
O irmão do jornalista, Uday al-Zaidi, disse que ele foi espancado na prisão e que planeja entrar com uma ação na Justiça.
Muntadar Al-Zaidi jogou os sapatos - uma ofensa grave na cultura árabe - na direção de Bush enquanto ele falava em uma coletiva à imprensa, durante uma visita surpresa a Bagdá.
Chamando o presidente americano de "cachorro", o jornalista disse estar agindo em nome das "viúvas e órfãos e todos aqueles mortos no Iraque".
Avalanche de vendas
A empresa turca que diz ter fabricado os sapatos jogados no presidente Bush diz que incidente levou a centenas de milhares de novos pedidos.
A companhia Baydan Shoes afirma ter contratado cem novos funcionários para lidar com a alta na demanda e diz que as encomendas vêm de várias partes do mundo, especialmente do Oriente Médio, da Europa e da América do Sul.
"Até agora, recebemos 370 mil novos pedidos para venda no atacado. Além disso, recebemos pedidos de clientes individuais dos Estados Unidos, do Brasil e da Bélgica, entre outros, que só querem um par de sapatos para seu uso pessoal", diz Serkan Turk, chefe de vendas da Baydan Shoes.
A empresa diz estar pensando em mudar o nome do modelo 271 para sapatos "Bye Bye Bush".

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato