Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quinta-feira

Enquanto Bush não sai, Israel atacará o Irã?

1 DE JULHO DE 2008 - 21h28
George W. Bush deixará a Casa Branca em janeiro que vem. Mas tudo pode acontecer no apagar das luzes do mais impopular e possivelmente o mais reacionário dos 43 presidentes estadunidenses. Por exemplo: um ataque militar de Israel ao Irã, que o general e vice-primeiro ministro de Israel, Shaul Mofaz, declarou ser ''inevitável''.
Ao longo do mês, publicações como a revista alemã Der Spiegel e o jornal estadunidense The New York Times mencionaram a iminência do ataque. O pretexto é o programa nuclear iraniano, alvo de pressões e chantagens orquestradas a partir de Washington, inclusive sanções econômicas, há pouco secundadas pela União Européia.
A República Islãmica do Irã não abre mão de seu programa nuclear. Tem 68 milhões de habitantes, uma economia quase toda dependente de uma riqueza não renovável – o petróleo – e potencial hidrelétrico limitadíssimo. Argumenta que precisa de usinas nucleares para se desenvolver e não para fabricar a bomba.
Por uma ironia sinistra, os acusadores e possíveis agressores do Irã são: os EUA, que detêm o maior arsenal atômico do mundo (superior à soma de todos os outros) e são o único país que já usou bombas nucleares, em 1945, contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, causando a morte de 450 mil civis; e Israel, uma potência nuclear ''não declarada'', com arsenal atômico calculado em 200 ogivas, voltadas contra seus vizinhos do Oriente Médio.
Há razão para esperanças de que a declaração de Mofaz não passe de uma fanfarronada. E de que Bush, depois do Afeganistão e do Iraque, careça de cacife para abrir uma terceira frente de sua ''Guerra contra o Terror''. Mas não há como descartar a possibilidade. Ainda em junho a Força Aérea de Israel empreendeu manobras com toda a aparência de ensaios de ataque às usinas nucleares iranianas.
EUA e Israel equiparam-se igualmente no fundamentalismo religioso que infecciona a ala direita de seus meios políticos. Ainda agora, motivo do 60º aniversário do Estado sionista, Bush (que diz ter invadido o Afeganistão e o Iraque porque Deus em pessoa o ordenou) reafirmou essa santa aliança de fundamentalismos em um discurso cheio de misticismos e mistificações. O possível ataque ao Irã seria feito sob o estandarte ideológico dos primeiros e a cortina de fumaça das últimas (quem se lembra dos inexistentes ''artefatos de destruição em massa'' iraquianos?).
Uma tal aventura terminaria de atear fogo em todo o Oriente Médio, onde faz gerações que o sentimento antiimperialista cria raízes e cumula material inflamável. Quer em sua vertente laica, quer na religiosa – que tem nos governantes iranianos uma importante expressão –, esse sentimento representa objetivamente uma força legítima e progressista.
Fonte: www.vermelho.org.br (Editorial)
Fale conosco: padreorvandil@ibest.com.br (067 - 9216-7465).

2 comentários:

  1. Querido amigo e estimado irmão

    Graça e Paz

    Espero que a "luta pelo Reino" encontre você e todos os teus em pleno exercíco da "cidadania celeste" para fazer a terra parecida com o céu, e o céu descer à terra!!!

    Estou em pelotas porque, depois de refeitos os cálculos e recálculos, faltaram mais dois anos para minha esposa se aposentar. Lamentei muito deixar a diocese do Recife, mas contei com a compreeensão do Robinson e, especialmente, entendimento e carinho dos paroquianos e amadas ovelhas que cuidada com total amor, dedicação e vocação cristãs.

    Lamento muito, mas muito mesmo, que nossa "comunhão anglicana" esteja se esfalcelando em guetos religiosos (desde pequenas comunidades, dioceses e províncias).... o Reino ficou, fica e (infelizmente) ficará esquecido e coberto por intrigas, ciúmes, conchavos, estruturas diabólicas, etc, etc...

    Tenho certeza que teu episcoipado será para o amor e para a justiça!!!

    Conto com tuas orações, apoio e troca de experiências nesta parada de Política-partidária. Tu és (e foste) um visionário e admir´[avel combatente cristão-político. Sei que como bispo continuarás nesta senda da justiça, da verdade e da PAZ!!!

    Eu nunca havia sido candidato (apesar de sempre tentar seguir o "maior político" que conheço), mas escolhido que fui, não fujo à luta!!!

    Aguardo notícias.

    Estaremos em oração por tua sagração e episcopado!

    shalom/salam/PAZ
    Rev. Ramacés Hartwig

    ResponderExcluir
  2. Pe. Orvandil Moreira Barbosa.

    Graça e Paz!

    O Prof. João Paulo Aço encaminhou-me cópia do convite para tua sagração como bispo da Igreja Católica Carismática.

    Em primeiro lugar digo de minha alegria em saber de ti, um colega de ministério desde os tempos de ministério, mas em que acontecimentos da caminhada nos distanciaram. Teu filho Rafael é pessoa de minha intimidade até hoje. O mesmo acontece com tua primeira esposa Revda. Mara.

    Não poderei estar em Belém, mas estarei orando pelo teu ministério. A Igreja do Senhor ultrapassa a Igreja Metodista ou Anglicana, e hoje exerces um ministério nesta Igreja. Como cristão e metodista continuo ecumênico, e tenho alegria em andar com crentes de outras denominações.

    Fraternalmente, em Cristo,



    Bispo Stanley da Silva Moraes

    Secretário Executivo do Colégio Episcopal

    Sede Nacional da Igreja Metodista

    Fone (0**11) 6813-8624 / Fax (0**11) 6813-8632
    www.metodista.org.br

    episcopal@metodista.org.br

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato