Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

segunda-feira

Liderança em Rubiataba – GO



O Prefeito e o Secretário de Educação e Cultura do Município de Rubiataba, Goiás, promoveram um dia de estudos e debates sobre Gestão Educacional, que aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira, dia 28 de maio de 2010. Reuniram-se Diretoras e Coordenadoras Escolares do Município e do Estado. Tive a honra de ser convidado para ser um dos palestrantes. Pediram-me para trabalhar o tema “Liderança Disfuncional e Liderança Saudável”.
Disse-lhes que “liderar é inspirar e influenciar pessoas”. As lideranças saudáveis integram o mundo dos relacionamentos da organização/instituição, participam das relações das equipes e compartilham idéias, projetos, sonhos, críticas e autocríticas. Quem é líder não se posiciona acima das pessoas e dos relacionamentos que constroem no interior da organização e dos relacionamentos que compõem as vidas pregressas e externas à instituição da qual fazem parte. Cada pessoa “carrega” um mundo de experiências e saberes trazidos de suas famílias, de outras instituições, que lhes convalidam novas possibilidades no local onde atuam. Os líderes sabem aproveitar esses potenciais e trabalhar o que há de melhor neles. Sabem trabalhar as lacunas trazidas nos liderados em termos de integração ou de ausência de conhecimento no que tange ao têm que fazer na atual organização. Os líderes saudáveis cultivam enorme respeito nos relacionamentos com seus liderados, pois sabem o quanto o outro tem de especial em suas diferenças, geralmente muito positivas. O conteúdo do relacionamento e da liderança é indiscutivelmente a democracia. No ambiente democrático aprimora-se a participação justa de todos, incrementando a cooperação e a parceria, até mesmo nos momentos mais difíceis e críticos. Esse contexto favorece a compreensão da definição de liderança como inspirar e influenciar pessoas. Inspirar quer dizer internalizar o ar, no caso, o ar da vida, do relacionamento, da integração, do desenvolvimento igual para beneficiar a todos , igualmente. Influenciar significa fluir por dentro. É facilitar o fluir. No espaço humano onde há relacionamento que flui pelo afeto, pelas emoções e pela inteligência coletiva a liderança se torna criativa e fortalece a inspiração da participação de todos na instituição e na comunidade.
Por outro lado, esclareci que a noção de liderança se distingue muito da de chefia e de controlador. Chefe não é líder. Ele não emerge dos relacionamentos, mas da hierarquia e ou de outra fonte, de   forma imposta. Sua presença assusta, amedronta, intimida, castra e cria ambiente de relacionamento artificial e fingido, da mesma forma que um grupo antidemocrático e conservador não se presta à liderança democrática e saudável. As chefias se exercem pela falta de lealdade, de ética, de verdade, de justiça e de respeito. Atuam de cima para baixo, com autoritarismo. Suas marcas são a desagregação e a disfuncionalidade das vontades de se relacionar e de colaborar. Os chefes estão em decadência e desaparecerão. Quanto mais democráticas se tornam as sociedades mais cresce a consciência de igualdade e, por tanto, de liderança.
O século XX foi prenhe de chefes truculentos e ditadores, de caras amarradas, discursos azedos e ferinos. O século XXI marca o tempo das lideranças democráticas, dos relacionamentos afetivos e respeitosos nas intuições e nas empresas.
Desfrutei da alegria de dizer em Rubiatava que as diretoras e coordenadoras enfrentam o grande desafio de se preparar para os novos tempos. Novos tempos de solidariedade, de companheirismo, de parceria, de compreensão, de entreajuda e de democracia. Devemos nos trabalhar para expulsar de nossos “eus” as marcas chumbadas dos autoritarismos envenenados que nos influenciaram até há poucos dias. O desafio pede que nos qualifiquemos cada vez mais: os resultados sempre serão mais humanos e justos.

Abraços ao Secretário de Educação, às Diretoras e às Coordenadoras. Muito obrigado por contarem comigo. Estou sempre a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato