Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

domingo

Pensando em Jesus (III)


Sinto meu coração ferver pela experiência que tive na peregrinação de Sexta-feira Santa. Mas nessa manhã de Páscoa acordei renovado, animado, embora muito cansado. Voltei aos textos sagrados. Reli os relatos sobre a ressurreição. Vi mulheres em corrida, para dizer que vizualizaram o túmulo vazio e uma que viu o próprio Jesus ressuscitado . Vi novas fisionomias em velhos rostos, todos banhados por uma dinâmica impressionante. Vi Jesus partilhando pão e peixe. Vi Jesus desconstruir o racionalismo arrogante de Tomé, permitindo-lhe o uso sensorial do toque e da visão, para assimilar a ressurreição. A ressureição de Jesus só poder ser entendida com os toques, com o abraço e com a justiça. Ela cruza os caminhos da experiência e da prática...

Entendi que Páscoa é muito mais do que artifícios e cenários litúrgicos. Páscoa é passagem da morte para a vida, do desânimo para o ânimo, das injustiças para a justiça, do ódio para o amor, da covardia para a coragem. Compreendi que o Jesus da Páscoa é o mesmo palestinense que luta porque ama; que estende as mãos às mulheres brutalmente exploradas; que vai ao local do trabalho e “desorienta” homens e mulheres e os faz seguidores de seu projeto.

Enfim, deu-me uma vontade gigantesca de ressuscitar aqui e agora. Mas ressuscitar a ressurreição da libertação que luta bravamente contra o pecado das injustiças e que se move por sociedade mais, bem mais, muito mais justa, meio parecida com aquela da mesa onde Jesus serviu pão e vinho.
Pensei, senti, penso e sinto Jesus...

Dom Orvandil: Bispo cabano, farrapo e quilombola.

1 comentários:

  1. Dom Orvandil, é admirável a facilidade que o Sr tem de se expressar de forma clara e precisa , de colocar no papel suas ideias em prol da conscientização,defesa e ajuda ao próximo,contribuindo assim para uma sociedade mais fraterna , justa e humana .
    Parabéns pelos artigos Pensando em Jesus I,II,III. É impressionante a maneira em que você conseguiu fazer um paralelo entre a vida de Jesus,Sua pregação que se resume no amor, e o cotidiano de pessoas sofridas e marginalizadas não só na capital como em todos os lugares desse planeta,realmente a história se repete a cada momento.
    Continue escrevendo textos sagrados neste estilo, é muito bom lê-los. percebe-se que são escritos baseados com convicção e do fundo do coração e da alma e com muita responsabilidade e conhecimento , e competência do cargo em que V.Sª ocupa.
    Abraços ! Professora: Maria Aparecida Pires Motta - Inhumas - Goiás.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato