Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

segunda-feira

Esclarecimentos e testemunho

Por Orvandil Moreira Barbosa*

Quando fazemos críticas e denunciamos a partir do povo, dos explorados, espoliados e oprimidos em tudo, inclusive de justiça, devemos, ética e politicamente, ser responsáveis, sérios e rigorosos. É o caso desse blog que, graças a Deus, amplia rapidamente seu campo de influência e de participação nos debates que emanam de uma sociedade que cresce na construção de espaços democráticos, desde onde os gritos, movimentos, denúncias e caminhos novos se levantam altissonantes, apesar dos massacres da mídia golpista, reacionária, sanguinária e mentirosa, que ainda dominam e pautam as informações -deformações- de tvs, rádios, jornais e revistas. Reconheço minhas limitações, defeitos e erros, mas tenho minha consciência tranqüila quanta a fidelidade à justiça e à verdade que libertam. Nunca trai nosso povo nem a classe trabalhadora.

Durante a ditadura militar sofri constrangimentos, como muitos/as irmãos/ãs brasileiros/as. Fui enquadrado na draconiana Lei de Segurança Nacional, julgado por um tribunal militar de justiça espúria, de exceção e condenado a 2 anos e 6 meses de prisão. Antes fui perseguido e ameaçado, programas de rádio e de tv que produzia foram arrancados de minha produção e apresentação, sob a acusação de que eu praticava subversão. Meus filhos sofreram ameaças de seqüestro, quando eram crianças etc. Anistiado nunca mudei de lado, embora fosse tentado. Continuo no mesmo caminho, embora as configurações sejam outras. O blog é apenas um meio. Como religioso, atuo a partir da consciência política libertadora e ecumênica. Como cidadão integro as lutas nos movimentos sociais, sem ranço clericalista ou denominacionalista. Ajudo a formar agora um grupo que gerará uma ONG com o objetivo de aglutinar religiosos de todas as fés, sem preconceitos, cuja denominação será FORUM ECUMÊNICO DE PROJETOS, ESTUDOS E LUTAS- FEPEL Minha igreja encaminha processo de inter-comunhão com o Patriarcado Ecumênico Apostólico Mundial, junto à Sua Beatitude Dom Sebastián Camacho Bentancur, cuja orientação é assumida e declaradamente a Teologia da Libertação, o que muito me honra.

Pois bem, as lutas são outras hoje, no Brasil, na América Latina e no mundo. Os desafios são novos, mas há velhos e encruados "pecados e pecadores" nas mais diversas instâncias de poder em nossa República Brasileira. A questão Gilmar Mendes é importante, mas é uma das manifestações graves que precisam e são enfrentadas pelas lutas de nosso povo. Nesse sentido vivo muitas alegrias. Recebo aqui numerosas e importantes manifestações. Telefonemas e e-mails aportam informando que inúmeras ações são tomadas com o que aqui é dito com seriedade e responsabilidade. Universidades, escolas públicas e privadas, colegas professores de todo o Pais, igrejas, enfim, movimentos sociais tiram cópias de materiais aqui publicados e levam a debates. Isso é muito importante. Esse é o objetivo desse blog. Continuemos a luta, meus/minhas irmãos/ãs e companheiros/as. A hora é agora. Temos muito a fazer, mas não temos o direito de desanimar, lamentar e choramingar... O desânimo é falta de ética, disse Paulo Freire.Lembremos das palavras de Jesus: "...Neste mundo vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo" (Jo 16: 33).

No próximo espaço desse blog, abaixo, há material e comentário importantes, aos quais solicito a atenção. As denúncias contra as injustiças e a sabotagem da justiça por Gilmar Mendes continuam e crescerão. Não estamos mais na ditadura e sob o forte tacão do neoliberalismo - ditadura econômica - como ele gostaria. Não temos nada a temer!


* Dom Orvandil Moreira Barbosa: bispo cabano, farrapo e quilombola. Professor universitário de Filosofia, Ciências Humanas, Aconselhante Relacional e Palestrante. Adicione-me no seu Orkut e participe da comunidade Joana D'Arc, também no Orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato