Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sábado

Santa revolta de um pastor realmente evangélico, meu amigo Silvio Meincke


BOLSA FAMÍLIA ALEMÂ I

A Alemanha (80.000.000 de habitantes) foi, até recentemente, a campeâ mundial em volume de exportaçâo, principalmente em máquinas de alta tecnologia. Agora, faz pouco, a China ( 1. 300.000.000 de habitantes) passou para o primeiro lugar. Há grande falta de mâo de obra na Alemanha. Faltam dezenas de milhares de engenheiros; faltam técnicos especializados, tanto que alguns empresários mandam professores para Espanha, Portugal, Grécia, onde ensinam jovens para serem seus funcionários. Faltam médicos, faltam enfermeiras, faltam professores. Pessoas mais frágeis e mais lentas, também as portadores de deficiência, recebem todo tipo de treinamento para serem incluídos no mercado de trabalho. Ainda assim, nada menos que 6.700.000 (entre 8% e 9% da populaçâo) ganham Bolsa Família, que aqui se chama Hartz IV. 

Sempre haverá, em cada sociedade, por mais desenvolvida que seja, pessoas que precisam do apoio da coletividade. Nada mais justo, porque Deus Criador encheu a terra de riquezas para todos. Há uma riqueza estonteante em toda parte - feita para todos. Há um esbanjamento absurdo de riquezas para toda parte onde olhamos. Por que nâo reparti-la?

Faz poucos dias, fui a uma loja, para comprar um chapéu (estamos no verâo) Conversei com o proprietário. Quando quis pagar, ele falou: "Como o senhor é um brasileiro simpático, deixo-lhe o chapéu pela metade do preço, porque estou rico, tenho muitas propriedades, há pouco herdei novos bens dos meus pais, nâo preciso mais de dinheiro. Pensando melhor - continuou - leve o chapéu como meu presente.

- Mesmo assim - apontou uma família de pessoas pobres - tenho raiva daqueles ali, porque nâo trabalham e vivem dos meus impostos.

- Seus pais e avós - respondi - foram mais radicais que o senhor. Eles recolhiam essas pessoas, levavam-nas ao campo de concentraçao, trancavam-nas dentro da câmara de gás, abriam as torneiras, e faziam artesanato com as peles deles.

Dito isto, joguei-lhe o chapéu de volta, bati a porta e saí.


*********************************************************************************************



BOLSA FAMÍLIA ALEMÃ II

Que texto tâo bonito podemos ler em Mateus 14. 13-21: Cinco mil homens (mais as mulheres, as crianças e os jovens, que costumam comer muito - um exagero do Mateus para simbolizar MUITA GENTE); apenas cinco pães e dois peixes (outro exagero do Mateus para dizer POUCA COMIDA); os discípulos com medo: Mestre, manda esses famintos embora, porque nâo temos comida para dar a eles. Cada um que se vire por si!!

Jesus: Dão VOCÊS comida para eles!! Vamos repartir o que temos! E acontece o milagre: A decisão de repartir entre todos o que cada um tem.

E sobram doze cestos, simbolizando as doze tribos de Israel = O POVO TODO. Moral da história:

Onde um povo reparte o que tem, todos ficam saciados, e ainda sobra.

A Alemanha tem muito mais do que cinco peixes e dois pães. Somente a caderneta de poupança dos alemães soma em torno de 5 trilhões de Euros. A Bolsa Família na Alemanha - Hartz IV - não faz diferença no bolso das famílias que tem renda regular. Mas tem gente contrária ao milagre.

O Brasil sempre teve muito mais do que cinco pães e dois peixes. Sempre foi muito rico. Muito mais rico do que a Alemanha - sol, água, fertilidade durante o ano todo - em se plantando, tudo dá - já escreveu Pero Vaz de Caminha; Recursos naturais para esbanjar, criatividade do povo, luxo, riqueza, abundância e beleza estonteantes por toda parte. Mas o milagre foi impedido durante 500 anos, pelos governantes e pelos seus eleitores.

A BOLSA FAMÍLIA é um começo do milagre, com suas falhas, com seus abusos, com todas as fraquezas humanas aparecendo nela. Mas ela é o início do MILAGRE, ao lado das cotas para descendentes de negros escravizados durante 400 anos e ao lado das cotas para os poucos indígenas que sobraram dos massacres, excluídos, enxotados, expulsos das suas riquezas sem fim. É claro: SEMPRE conseguiremos encontrar argumentos contrários à BOLSA FAMÍLIA e, se quisermos, continuaremos a impedir que o milagre aconteça.

***********************************************************************************************************


BOLSA FAMÍLIA III

Ainda que o cacho produza 200 bananas, ele nâo poderá alimentar o bando todo, se três macacos dominadores comerem cada um 65 bananas. Da mesma forma, o desenvolvimento de um povo nâo poderá ser medido pelas fortunas acumuladas de alguns indivíduos ou de algumas famílias, mas deverá ser medido pelo bem estar do povo todo. O desenvolvimento de um povo reside na participaçâo coletiva das riquezas naturais e das riquezas produzidas pelo trabalho humano, nâo no enriquecimento de uma parte da sociedade em detrimento da outra parte. Vejo na BOLSA FAMÍLIA, com todas suas falhas a serem corrigidas, uma iniciativa válida de promover o desenvolvimento no Brasil. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato