Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quinta-feira

Uruguai. Religiosos são declarados cidadãos ilustres


16/10/2008


A Prefeitura de Montevidéu concedeu o título de “Cidadãos Ilustres” aos três religiosos – dois católicos e um metodista – que há 25 anos iniciaram jejum em plena ditadura militar, conclamando o povo à reflexão. O jejum durou 15 dias.
A notícia é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação - ALC -, 14-10-2008.
O título foi entregue pelo prefeito Ricardo Erlich. A cerimônia, emocionante, teve a participação de familiares dos homenageados, amigos, pastores, padres, e do médico Dr. Carambula, que socorreu os religiosos em 1983, hoje prefeito de Canelones.
Dos três homenageados apenas o pastor metodista Ademar Oliveira participou da cerimônia, realizada na terça-feira, 30 de setembro. O jesuíta Perez Aguirre, fundador do Movimento Paz e Justiça (Serpaj), faleceu há anos em acidente de carro. O sacerdote Jorge Osório enviou carta que foi lida na homenagem por seus colegas de luta.
Perez Aguirre e Jorge Osório iniciaram o jejum no Colégio de Freiras Cristo Rei como luta não-violenta, aos quais se somou, mais tarde, o pastor metodista. Libertado após quatro anos de prisão por resistência ao governo militar, Oliveira estava em liberdade condicional quando iniciou o jejum e era o mais vulnerável dos três manifestantes.
Dezenas de leigos acompanharam os grevistas, orando e oferecendo-lhes alento apesar da repressão policial e das detenções seletivas.
A iniciativa desencadeou uma série de atos de resistência e reivindicações de liberdade e democracia que culminaram, no dia 27 de novembro, com uma grande marcha no Obelisco, que marcou o começo da derrocada militar.
“Tudo o que somos e fazemos não é obra nossa, e muitos menos para nossa vanglória, não nos pertence”, escreveu Jorge Osório na carta. E prosseguiu: “Queridos companheiros daquele SERPAJ da ‘primeira hora’, recebamos todos juntos este reconhecimento. Que ele nos anime a seguir no mesmo caminho. Também hoje direitos humanos continuam sendo lesados, e seguramente todos estamos dispostos a prosseguir dando nosso pequeno aporte para que essas situações, como aquelas, possam ser revertidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato