A eleição de um novo papa e o Espírito Santo
Escritora, filósofa e teóloga
Depois da louvável atitude do ancião Bento XVI renunciando ao governo da Igreja Católica Romana sucederam-se entrevistas com alguns bispos e sacerdotes nas rádios e televisões de todo o país. Sem dúvida, um acontecimento de tal importância para a Igreja Católica Romana é notícia e leva a previsões, elucubrações de variados tipos, sobretudo de suspeitas, intrigas e conflitos dentro dos muros do Vaticano que teriam apressado a decisão do papa.
No contexto das primeiras notícias, o que chamou a
minha atenção foi algo à primeira vista pequeno e insignificante para os
analistas que tratam dos assuntos do Vaticano. Trata-se da forma como alguns
padres entrevistados ou padres liderando uma programação televisiva, quando
perguntados sobre quem seria o novo papa saíssem pela tangente. Apelavam para a
inspiração ou vontade do Espírito Santo como aquele do qual dependia a escolha
do novo pontífice romano. Nada de pensar em pessoas concretas para responder a
situações mundiais desafiantes, nada de suscitar uma reflexão na comunidade, nada
de falar dos problemas atuais da Igreja que a tem levado a um significativo
marasmo, nada de ouvir os clamores da comunidade católica por uma
democratização significativa das estruturas anacrônicas de sustentação da
Igreja institucional. A formação teológica desses padres comunicadores não lhes
permite sair de um discurso padrão trivial e abstrato bem conhecido, um discurso
que continua fazendo apelo a forças ocultas e de certa forma confirmando seu próprio
poder. A contínua referência ao Espírito Santo a partir de um misterioso modelo
hierárquico é uma forma de camuflar os reais problemas da Igreja e uma forma de
retórica religiosa para não desvendar os conflitos internos que a instituição
tem vivido. A teologia do Espírito Santo continua para eles mágica e
expressando explicações que já não conseguem mais falar aos corações e às
consciências de muitas pessoas que têm apreço pelo legado do Movimento de Jesus
de Nazaré. É uma teologia que continua igualmente a provocar a passividade do
povo crente frente às muitas dominações inclusive as religiosas. Continuam
repetindo fórmulas como se estas satisfizessem a maioria das pessoas.
Entristece-me o fato de verificar mais uma vez que os
religiosos e alguns leigos atuando nos meios de comunicação não percebam que
estamos num mundo em que os discursos precisam ser mais assertivos e marcados
por referências filosóficas para além da tradicional escolástica. Um referencial
humanista os tornaria bem mais compreensivos para o comum das pessoas
incluindo-se aqui os não católicos e os não religiosos. A responsabilidade da
mídia religiosa é enorme e inclui a importância de mostrar o quanto a história
da Igreja depende das relações e interferências de todas as histórias dos
países e das pessoas individuais. Já é tempo de sairmos dessa linguagem
metafísica abstrata como se um Deus iria se ocupar especialmente de eleger o
novo papa prescindindo dos conflitos, desafios, iniqüidades e qualidades
humanas. Já é tempo de enfrentarmos um cristianismo que admita o conflito das
vontades humanas e que no final de um processo eletivo, nem sempre a escolha
feita pode ser considerada a melhor para o conjunto. Enfrentar a história da
Igreja como uma história construída por todos e todas nós é testemunhar
respeito por nós mesmas/os e mostrar a responsabilidade que todas e todos que
nos consideramos membros da comunidade católica romana temos. A eleição de um
novo papa é algo que tem a ver com o conjunto das comunidades católicas
espalhadas pelo mundo e não apenas com uma elite idosa minoritária e masculina.
Por isso, é preciso ir mais além de um discurso justificativo do poder papal e
enfrentar-se aos problemas e desafios reais que estamos vivendo. Sem dúvida,
para isso as dificuldades são muitas e enfrentá-las exige novas convicções e o
desejo real de promover mudanças que favoreçam a convivência humana.
Preocupa-me mais uma vez que não se discuta de forma
mais aberta o fato de o governo da Igreja institucional ser entregue a pessoas
idosas que apesar de suas qualidades e sabedoria já não conseguem mais enfrentar
com vigor e desenvoltura os desafios que estas funções representam. Até quando
a gerontocracia masculina papal será o doublé da imagem de um Deus branco,
idoso e de barbas brancas? Haveria alguma possibilidade de sair desse esquema
ou de ao menos começar uma discussão em vista de uma organização futura
diferente? Haveria alguma possibilidade de abrir essas discussões nas
comunidades cristãs populares que têm o direito à informação e à formação
cristã mais ajustada aos nossos tempos?
Sabemos o quanto a força das religiões depende de desafios
e comportamentos frutos de convicções capazes de sustentar a vida de muitos
grupos. Entretanto, as convicções religiosas não podem se reduzir a uma visão
estática das tradições e nem a uma visão deliberadamente ingênua das relações
humanas. As convicções religiosas igualmente não podem ser reduzidas a onda de
devoções as mais variadas que se propagam através dos meios de comunicação. E
mais, não podemos continuar tratando o povo como ignorante e incapaz de
perguntas inteligentes e astutas em relação à Igreja. Entretanto, os padres
comunicadores acreditam tratar com pessoas passivas e entre elas estão muitos
jovens que desenvolvem um culto romântico em torno da figura do papa. Os religiosos
mantêm essa situação muitas vezes cômoda por ignorância ou por avidez de poder.
Provar a interferência divina nas escolhas que a Igreja Católica hierárquica,
prescindindo da vontade das comunidades cristãs espalhadas pelo mundo é um
exemplo flagrante dessa situação. É como se quisessem reafirmar erroneamente
que a Igreja é em primeiro lugar o clero e as autoridades cardinalícias às quais
é dado o poder de eleger o novo papa e que esta é a vontade de Deus. Aos
milhares de fiéis cabe apenas rezar para que o Espírito Santo escolha o melhor
e esperar até que a fumaça branca anuncie uma vez mais o "habemus papam”. De
maneira hábil sempre estão tentando fazer os fiéis escapar da história real, de
sua responsabilidade coletiva e apelar para forças superiores que dirijam a
história e a Igreja.
É pena que esses formadores de opinião pública estejam
ainda vivendo num mundo teologicamente e talvez até historicamente pré-moderno em
que o sagrado parece se separar do mundo real e pousar numa esfera superior de
poderes à qual apenas alguns poucos têm acesso quase direto. É desolador ver
como a consciência crítica em relação às suas próprias crenças infantis não
tenha sido acordada em beneficio próprio e em benefício da comunidade cristã. Parece
até que acentuamos os muitos obscurantismos religiosos presentes em todas as
épocas enquanto o Evangelho de Jesus continuamente convoca para a
responsabilidade comum de uns em relação aos outros.
Sabendo das muitas dificuldades enfrentadas pelo papa
Bento XVI durante seu curto ministério papal, as empresas de comunicação
católica apenas ressaltam suas qualidades, sua doação à Igreja, sua
inteligência teológica, seu pensamento vigoroso como se quisessem mais uma vez
esconder os limites de sua personalidade e de sua postura política não apenas
como pontífice, mas também por muitos anos, como presidente da Congregação da
Doutrina da Fé, o antigo Santo Ofício. Não permitem que as contradições humanas
do homem Joseph Ratzinger apareçam e que sua intransigência legalista e o
tratamento punitivo que caracterizaram, em parte, sua pessoa sejam lembrados.
Falam desde sua eleição, sobretudo de um papado de transição. Sem dúvida de
transição, mas de transição para que?
Gostaria que a atitude louvável de renúncia de Bento
XVI pudesse ser vivida como um momento privilegiado para convidar as comunidades
católicas a repensar suas estruturas de governo e os privilégios medievais que
esta estrutura ainda oferece. Estes privilégios tanto do ponto de vista
econômico quanto político e sócio cultural mantêm o papado e o Vaticano como um
Estado masculino à parte. Mas um Estado masculino com representação diplomática
influente e servido por milhares de mulheres através do mundo nas diferentes
instâncias de sua organização. Esse fato nos convida igualmente a pensar sobre
o tipo de relações sociais de gênero que esse Estado continua mantendo na
história social e política da atualidade.
As estruturas pré-modernas que ainda mantém esse poder
religioso precisam ser confrontadas com os anseios democráticos de nossos povos
na busca de novas formas de organização que se coadunem melhor com os tempos e
grupos plurais de hoje. Precisam ser confrontadas com as lutas das mulheres,
das minorias e maiorias raciais, de pessoas de diferentes orientações sexuais e
escolhas, de pensadores, de cientistas e de trabalhadores das mais distintas
profissões. Precisam ser retrabalhadas na linha de um diálogo maior e mais
profícuo com outros credos religiosos e sabedorias espalhadas pelo mundo.
E para terminar, quero voltar ao Espírito Santo, a
esse vento que sopra em cada uma/um de nós, a esse sopro em nós e maior do que
nós que nos aproxima e nos faz interdependentes de todos os viventes. Um sopro
de muitas formas, cores, sabores e intensidades. Sopro de compaixão e ternura,
sopro de igualdade e diferença. Este sopro não pode mais ser usado para
justificar e manter estruturas privilegiadas de poder e tradições mais antigas
ou medievais como se fossem uma lei ou uma norma indiscutível e imutável. O
vento, o ar, o espírito sopra onde quer e ninguém deve se atrever a querer ser ainda
uma vez seu proprietário. O espírito é a força que nos aproxima uns dos outros,
é a atração que permite que nos reconheçamos como semelhantes e diferentes,
como amigas e amigos e que juntos/as busquemos caminhos de convivência, de paz
e justiça. Esses caminhos do espírito são os que nos permitem reagir às forças
opressoras que nascem de nossa própria humanidade, os que nos levam a denunciar
as forças que impedem a circulação da seiva da vida, os que nos levam a des-cobrir
os segredos ocultos dos poderosos. Por isso, o espírito se mostra em ações de
misericórdia, em pão partilhado, em poder partilhado, em cura das feridas, em
reforma agrária, em comércio justo, em armas transformadas em arados, enfim, em
vida em abundância para todas/os. Esse parece ser o poder do espírito em nós,
poder que necessita ser acordado a cada novo momento de nossa história e ser
acordado por nós, entre nós e para nós.
Meu Deus - que ideias protestantizadas em uma Teologa Catolica...
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