Reverendo Elias Mayer Vergara, ost*
Como falar em ecumenismo em uma região onde o Catolicismo Romano e o Mundo Evangélico são igualmente predominantes e excludentes? Assim é o Centro Oeste, a terra onde o Cerrado Brasileiro está cedendo cada vez mais lugar para o gado, a cana de açúcar e a soja e a intransigência religiosa.
Mas a força do Evangelho nas palavras de Jesus que nos desafiam ao DIÁLOGO, tem inspirado algumas poucas pessoas a militarem nos caminhos da Unidade. O Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia no seu 8º. ano de existência tem insistido na idéia do ecumenismo, que parte da experiência das pessoas ecumênicas e não das instituições. Nossa vocação ecumênica é pessoal e o senso do comunitário vai sendo construído no diálogo e na afetividade do amor fraterno do grupo. Nosso grupo se constitui em uma comunidade de Amor.
Nos 8 anos de nossa militância dialogal, temos sempre dado muita importância a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, promovida no Brasil pelo CONIC. Neste ano movidos pelo texto de Isaías que propõem a reunificação do Reino do Norte e o Reino do Sul de Israel, fizemos uma bela Jornada de visitação a casa de oração dos companheiros de nossa caminhada. Assim estivemos celebrando com os irmãos e irmãs da Igreja Luterana (IECLB), da Igreja Ortodoxa Siriana, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na Igreja Católica Romana, da Igreja Batista. Fizemos ainda celebrações ecumênicas no Colégio Caminhos para a Libertação, na Casa da Juventude e ainda no Centro cultural Cara Vídeo.
Em todos estes espaços o ecumenismo esteve sendo proposto nas mais diferentes e criativas formas de celebrar. Em todos os lugares por onde andamos testemunhamos nossa experiência de 8 anos de profunda vivência ecumênica, onde temos conseguido colocar em diálogo: Católicos Romanos, Anglicanos, Luteranos, Ortodoxos, Batistas, Assembleianos e tantos outros que se afirmam sem religião ou então em alguma dissidência de sua tradição primária.
Também por onde se ergueu a bandeira ecumênica da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, convidamos a todos a participarem da Primeira Jornada Ecumênica do Cerrado, que vai mobilizar preferencialmente o público jovem nos dias
*Reverendo Elias Mayer Vergara, ost (ieab.goiania@terra.com.br)
pelo Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia
pela Coordenação da Jornada Ecumênica do Cerrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.