Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

RESPOSPOSTA ÀS PROVOCAÇÕES DE DOM VITÓRIO

RESPOSTA A DOM VITÓRIO PAVANELLO


1. Tomei conhecimento, muito surpreso e estupefato, da comunicação oficial aos católicos romanos da Arquidiocese de Campo Grande, publicada no dia 25 de julho, pela imprensa local.de imposição do arcebispo.

2. De acordo com o temperamento e estilo do Arcebispo, o texto exala agressividade típica de quem se julga dono absoluto da verdade. Estribado nessa arrogância, Dom Vitório condena a instalação da Igreja Católica Carismática em Campo Grande e assim vilipendia, acremente, a pessoa de seu novo bispo, responsável pela mesma nesta cidade, no Centro Oeste e no Sul.

3. A esse quadro de peleja queremos opor uma reflexão serena e benevolente.

3.1. Antes de mais nada, seja destacado que a Igreja Católica Romana não é, tal como assegura Dom Vitório, “a verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Para isso ela ainda necessita de muita purificação.

3.2. Por quê não é a única verdadeira? Antes do mais porque ela se distanciou bastante do projeto original de Jesus que afirma: “O meu reino não é deste mundo”(Jo 18,36).

3.3. De fato, a Igreja Católica Romana de hoje é produto de uma defecção histórica. Ela assimilou e reproduz, em sua estrutura organizacional, a monarquia medieval. Ela fez do papa um príncipe mundano. Ele é o rei do Estado do Vaticano. Possui representação diplomática no mundo todo. Por sua vez, o Bispo é um barão que desfruta de um feudo ou diocese, sendo os sacerdotes seus vassalos.

3.4. Pois bem, onde fica o projeto original de Jesus Cristo que nasceu, viveu e morreu na pobreza, dizendo que era rei mas não deste mundo e por isso não revestido dessa pompa da monarquia? Eis porque a Igreja não pode conflitar com a original.

3.5. Apenas, de leve, passo a demonstrar outra dimensão da atual Igreja Católica Romana que fere frontalmente o projeto original de Cristo que fez da “Unidade interna” a característica essencial de sua Igreja. A atual Igreja Romana é composta de grupos ou instituições autônomas. Assim os Salesianos, os Franciscanos, os Capuchinhos, os Redentoristas etc. Tais organizações, que a integram, gozam do privilégio de serem independentes financeiramente. O patrimônio dos Salesianos nada tem a ver com o dos Franciscanos. Assim, grupo rico convive ao lado do grupo pobre, sem ajudá-lo. Isso resulta, historicamente, da Idade Média, quando os feudos eram independentes dentro do mesmo conjunto político.

3.6. Ora, que “unidade" é essa? Pelo visto, falar que a Igreja Católica Romana é “verdadeira” equivale a um prurido verbal. Só quem ignora a história eclesiástica afirma o que Dom Vitório ensina.

4. Não admira então que dentro da Igreja Católica Romana surgem pessoas lúcidas que discordam, com fundamento, dessa insolente agressividade de Dom Vitório, que condena quem discorda das corrupções estruturais infiltradas na Igreja Católica Romana.

5. Ao invés, a Igreja Católica Carismática busca retorno ao projeto original de Jesus Cristo, que era marcado pela unidade interna e pela anti-monarquia mundana, opressora, desumana e injusta.

6. Eis quanto, no momento, julgamos oportuno esclarecer. Quando os fatos e manifestações exigirem voltaremos a novas reflexões.

+ Dom Orvandil M. Barbosa
Bispo Diocesano da ICC do Centro Oeste e do Sul.

2 comentários:

  1. Caro Senhor,

    Sou católico, morador de Campo Grande e há tempos venho refletindo sobre a arrogancia de alguns segmentos da Igreja ( nem todos).Vejo uma distancia muito grande entre o que aí está e a mensagem original de Jesus Cristo. Não é átoa que ouço sempre " Acredito em Deus mas não nas igrejas"
    Quero conhecer melhor como A Igreja Catolica Carismatica funciona e como posso participar.

    Rua Abricó do Pará, 31
    Carandá Bosque I
    9628.7945
    nei.braga@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ilustre Sacerdote,

    Com todo o respeito e consideração, mas se os caríssimos querem mesmo cumprir os mandamentos de Jesus Cristo, comecem por banir as imagens e esculturas da igreja, como está ordenado em vários trechos da bíblia, como por exemplo em Exodo 20, mais precisamente a partir do verso 4, já seria um bom começo, também sou contra o celibato, o próprio apóstolo Paulo nos ensina que é bom que o homem fique só, não é mandamento, tanto o é que ele orienta a casar logo em seguida.

    Respeito vocês católicos, sejam de qual ordem for, entretanto a verdadeira igreja de Jesus Cristo não é formada pela denominação A ou B e sim por aqueles que publicamente confessam Jesus Cristo como seu ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, esses são os membros da igreja que será salva.

    No demais, busquem relacionamento com Deus, com Jesus Cristo, Ele está de ouvidos abertos, esperando suas orações.

    Por hora é só o que tenho a manifestar.

    Advogado Cristão

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato