Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

sexta-feira

Interpretação total da realidade dá visão mais justa do que leituras de partes decepadas e ideologicamente interessadas



Querido amigo e aluno Tullio


Já te falei em sala de aula que admiro muito a ti e à tua esposa Carla pela alegria de vocês e pelo interesse que demonstram pelas ciências humanas, em particular pela minha disciplina, a filosofia. Nas conversas que tivemos construí a impressão de que tua percepção da vida é bastante despoluída de dogmas e vícios religiosos, desses que contaminam e fanatizam evangélicos e católicos que se desprendem do Jesus palestinense e dos evangelhos para se grudar nas caricaturas mal elaboradas que suas igrejas fazem do Libertador.


Pois bem Tullio, escrevi aqui nesses últimos dias sobre as barbaridades que os capitalistas fazem no mundo ao excluir e empurrar para o extermínio cerca de 70 milhões de pessoas por ano ao lhes tornar impossível o acesso aos alimentos; sobre as torturas aplicadas pela ditadura militar imposta pelos Estados Unidos aqui no Brasil; sobre o mal que a mídia faz ao nosso povo; sobre o fracasso da falsa “classe média”; sobre a comparação entre o mascarado Joaquim Barbosa e a juíza Delaíde Miranda Arantes; sobre a campanha que a direita no Brasil faz contra crianças e adolescentes com o tal projeto de redução da idade penal e outros temas que, no fundo, tratam da cortina densa de fumaça que sombreia mortalmente a justiça e a paz nas sociedades humanas, principalmente na que mais nos interessa, o nosso povo brasileiro. Evidentemente, esses assuntos são angustiantemente sérios e que merecem nossa luta e nosso grito permanentes.


Para colaborar com esse debate, para minha alegria e emoção, me deparei no blog de minha amiga Lili Araújo com essa entrevista maravilhosa do filósofo Domenico Losurdo. Ele competentemente chama a atenção para os conflitos de interpretação que se dão a partir do tipo de objeto que elegemos para sentir (ver, tocar, cheirar, degustar e ouvir) e analisar. Não adianta Tullio, tudo o que sentimos, pensamos, dizemos e fazemos move-se pelo conteúdo ideológico que comanda nossa vida e nossa prática. Às vezes vejo gente que se tem como muito santa e muita próxima do céu, já flutuando na estratosfera da realidade, longe desse mundo de conflitos e pecados, no entanto, agindo e até orando com discurso da classe dominante, em puro escapismo alienado e descomprometido, jogando tudo para Deus fazer sem nada realizar pelas mudanças que retirariam o mundo das injustiças e da falta de paz.


O filósofo Losurdo mostra claramente que há diferença gigantesca entre os sistemas capitalista-imperialista e socialista. Sua análise nos coloca frente à escolha de um ou de outro, sem alternativa. Penso que é bom nos esclarecermos com pessoas assim tão competentes e, humildemente, nos libertarmos de subterfúgios, de desculpas que, na verdade, são fugas do verdadeiro e mais justo paradigma que deveríamos seguir. Um deles não só não permite alienação como nos liberta das miopias dominantes. Sugiro que escutes e re-escutes com paciência esse vídeo. A entrevista é em espanhol, mas é também legendada, com todas as possibilidades e facilidades de compreensão. O filósofo Domenico Losurdo fala uma linguagem simples de fácil entendimento, diferentemente dos falsos intelectuais burgueses que usam linguagem empolada para esnobar e dar impressão de que não são deste mundo.


Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz.
Dom Orvandil: bispo cabano, farrapo e republicano. 


**********************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato