Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quarta-feira

Um “diário de classe" para criticar, apoiar e dar a luz a uma líder






Querida Isadora Faber

Vi tua página no Facebook. Percebi que a partir dela te tornaste uma celebridade. És famosa no Brasil e no exterior. Isso é ótimo.

Impressiono-me pelo fato de tua página conter denúncias sobre o estado de deterioração da escola onde estudas em Florianópolis. Claro, consegues estender a crítica às escolas públicas de modo geral. 

O noticiário dá conta de inúmeras conquistas obtidas ao bem estar da escola a partir de denúncias que fizeste. Bom resultado conquistaste. 

Certamente a tua idade de 13 anos chama a atenção, principalmente pelo nível de consciência que revelas.  Usas uma página das redes sociais para protestar e conscientizar. Na qualidade de estudante das séries iniciais utilizas essa ferramenta da mídia com extrema competência. És uma educanda, na concepção de Paulo Freire. Educanda faz educação, também. Educas a educação e os educadores. Assim, escrevendo, expondo fotos que mostram os problemas materiais de tua escola, criticando a falta de condições para educação de qualidade revelas intuição crítica de que a educação não se reduz a instituições fechadas, mas que têm fortes laços de ligações com a sociedade. E esta deve conhecer o que acontece nas escolas embora a escola deva ser espaço de permanente estudo, crítica e presença social. 

Outro dado que chama a atenção em tua página é o fato de tua consciência crítica em plena adolescência. Testemunhas que nessa fase as pessoas podem conscientizar-se de sua realidade social e de que podem utilizar as redes sociais para compartilhar opiniões sobre educação, saúde, juventude, política, segurança etc e ajudar a formar consciência cidadã. Outro dia vi no Facebook a euforia de meu amigo Prof. Saulo Velasco Bastos com sua filha Geórgia de apenas com 12 anos assumir a presidência do grêmio estudantil em sua escola, em Caxias do Sul. Tal testemunho do Saulo ao lado do teu é maravilhosamente esperançoso. 

Os depoimentos que teus familiares e amigos deram sobre tua iniciativa dizem que silenciosamente entras em teu quarto e do computador colocas na agenda do mundo as preocupações com tua escola, com a educação, com teus colegas e com o ambiente social. Provas que é possível e viável que a juventude se envolva com a luta pelas transformações do mundo em que vivem. 

Li em tua página e vi pela mídia televisiva que recebes muitas críticas e que tua família se tornou alvo de perseguição. É assim mesmo Isadora. Tua luta pela educação mexe em outras vigas e interesses da sociedade. Aí está mais uma prova de que a educação não é isolada. Ela é parte vital integrante da sociedade. Quem não quer a juventude ativa e militante em favor de mudanças sérias não vê com bons olhos uma guria linda e inteligente envolver-se na busca de mais dignidade educacional. Os que preferem as crianças, adolescentes e jovens usar a internet para futilidades e sacanagens não vêm com boa vontade uma pessoa tão jovem quanto tu lutando pelos direitos de todos. 

Porém, felizmente, mesmo perseguida e constrangida não desististe nem retiraste tua página do Facebook. Pelo contrário, denuncias as perseguições e mostras as consequências sobre tua família dos atentados que sofres. Continua Isadora. Não desiste. Não desanima. Lembra que todas as pessoas que lutaram para mudar o mundo sofreram algum tipo de perseguição. Daqui a pouco verás nos ensinos de história que Jesus sofreu atrozmente por lutar para mudar o mundo. Aprenderás que Marx foi violentamente perseguido por mostrar que não basta interpretar o mundo, mas que há que mudá-lo na prática e na luta. Verás que todos/as os que plantaram as sementes das mudanças nessa América Latina sofreram perseguições e muitos foram mortos de maneira cruel. Tupac Amaru foi preso pelos colonizadores no Peru e puxado pelos braços e pelas pernas por quatro cavalos até ser esquartejado, tudo por ser um líder que lutou contra os colonizadores na defesa de seus irmãos indígenas e por sua cultura, invadida e desrespeitada pelos colonizadores. Certamente não sofrerás esse tipo de agrura, mas te fortalecerás com qualquer coisa que fizerem contra ti e tua família.

Desejo solidarizar-me contigo, com teus familiares e com tua luta. Se persistires humildemente, sem te envaideceres com as tentativas de cooptação que mídia fará contigo, essa é a pior das perseguições, certamente de ti nascerá uma grande líder que acredita na educação, que crê na crítica, que se levanta para protestar, que se coloca teus dedinhos sobre o teclado para contribuir com um mundo mais justo.

Força aí, Isadora. Deus te abençoe. Abraços críticos e fraternos.

3 comentários:

  1. Laís escreveu: "Dom Orvandil Moreira Barbosa li sobre está estudante, realmente é isso mesmo, está é a realidade de quem quer mudar, melhorar ou ver algo transformado, porém como disse também ela não pode desistir jamais. Apoio"

    ResponderExcluir
  2. Realmente é isso mesmo, está é a realidade de quem quer mudar, melhorar ou ver algo transformado, porém como disse também ela não pode desistir jamais, tenha FÉ, e lembre-se de Jesus, que passou o que passou, mas jamais desistiu. Somos GUERREIROS DA JUSTIÇA, DESISTIR, JAMAIS.

    Que Deus Continuar lhe abençoando, dando sabedoria, discernimento para continuar em seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é isso mesmo, está é a realidade de quem quer mudar, melhorar ou ver algo transformado, porém como disse também ela não pode desistir jamais, tenha FÉ, e lembre-se de Jesus, que passou o que passou, mas jamais desistiu. Somos GUERREIROS DA JUSTIÇA, DESISTIR, JAMAIS.

    Que Deus Continuar lhe abençoando, dando sabedoria, discernimento para continuar em seu trabalho.

    ResponderExcluir

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato