Novo endereço

Este blog mora em outro endereço. Acesse +Cartas e Reflexões Proféticas e divulgue, por gentileza!

Pesquisar este blog

quarta-feira

A Presidenta Dilma pede explicações a ministro militar sobre declarações


As declarações do novo chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general José Elito Siqueira, sobre a ditadura militar e as investigações dos crimes cometidos durante o período causaram mal-estar no Palácio do Planalto.

Segundo a Folha de S.Paulo, a presidente Dilma Rousseff chamou o general em seu gabinete na noite desta terça-feira (4) para pedir explicações. No dia da posse, Elito se posicionou contra a criação da Comissão da Verdade.

O general afirmou que os desaparecidos políticos são um "fato histórico" do qual "nós não temos que nos envergonhar ou vangloriar".

Durante o dia, a presidente fez chegar ao general sua insatisfação com as declarações, já que o governo Lula enviou no ano passado projeto de lei ao Congresso Nacional em apoio ao órgão.

Segundo o projeto enviado pelo governo, a Comissão da Verdade terá a "finalidade de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos" durante a ditadura.

A Folha apurou que Elito disse a Dilma que foi "mal compreendido" pelos jornalistas durante a entrevista e que as reportagens não retrataram o que ele disse.

Dilma não gostou da manifestação do general que é claramente contrária à posição de seu governo e do antecessor. Dilma era ministra da Casa Civil quando o projeto de lei da Comissão da Verdade foi formatado.

O ministro Nelson Jobim (Defesa), sem se referir especificamente ao general, limitou-se a dizer que a posição do governo é pela criação da Comissão da Verdade, nos termos do projeto de lei enviado pelo Executivo ao Congresso em maio passado.

A nova ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou, via assessoria, que seu posicionamento sobre o assunto é público. Na última segunda-feira (3), durante seu discurso de posse, ela afirmou que “é mais do que chegada a hora” de o país prestar esclarecimentos sobre as violações da ditadura.

Fonte: Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão publicados. Eles contribuem com o debate e ajudam a crescer. Evitaremos apenas ofensas à honra e o desrespeito.

As 10 postagens mais acessadas

Postagens antigas

Seguidores deste blog

 
Desenvolvido por MeteoraDesign.Blogspot.com | Contato